Email  

Notícias

Educação e Segurança levam o Dia 'D' do Trânsito para as escolas

 pexels davis sanchez 1727004
     Uma ação conjunta entre as Secretarias de Educação e Segurança vai proporcionar a realização do Dia 'D' do Trânsito na Escola, na próxima segunda-feira, 31, em 47 escolas da rede municipal de ensino.
     Ao todo, o evento vai envolver 6.426 alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, professores e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal - Profa. Climene Novelino).
   Com uma programação, que contempla atividades, especialmente, elaboradas para as faixas etárias, o evento objetiva orientar a comunidade escolar, com conhecimentos básicos sobre sinalização, circulação de veículos e movimentação de pedestres, conscientizar os estudantes para a prática e ações corretas, que proporcionem segurança no trânsito, fornecendo subsídios para que se tornem multiplicadores da educação e segurança no trânsito. 
     Durante este dia, os alunos irão participar de atividades educativas e culturais voltadas para o tema, em salas de aula e nas disciplinas de Educação Física, Música e Arte, incluindo os Jogos do Semáforo e Pega Pega no Trânsito, Jogo da Memória do Código de Trânsito e Bingo, além das músicas 'Meu Carango' (Cecília Cavalieri França), 'Semáforo Sonoro' e Canção do Carro' (Grupo Rumo). Na aula de Arte, os alunos serão convidados a construir um  'Mural a  Muitas Mãos' e outro sobre 'Placas', com a temática de segurança no trânsito.
     Já na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e CESUM, os estudantes vão receber materiais educativos, com orientações, leis e obrigações dos cidadãos, vão participar da elaboração de panfletos, rodas de conversa e produção de vídeos sobre o respeito às leis de trânsito. 
     Márcia Gatti, secretária de Educação, comentou que essa ação é um 'start' para o início da conscientização das crianças para a cobrança de atitudes corretas dos adultos, em relação aos cuidados que devem ser observados no trânsito, principalmente, na direção de um veículo. "É muito importante esse trabalho com as crianças, desde pequenas, porque elas cobram dos pais, a obediência a sinalização e as normas de trânsito", ressaltou.
     Ainda, de acordo com ela, a parceria com a Secretaria de Segurança vai possibilitar também a realização de uma palestra com a Polícia Militar, envolvendo a equipe gestora das escolas e será uma ação permanente nas escolas da rede municipal.  
     eduMarcus Araújo, secretário de Segurança, disse que esse trabalho visa a conscientização dos alunos, para que entendam a importância do respeito e regras de sinalização, auxiliando também os pais, no cumprimento das leis de trânsito. 

Prazo para solicitar a Outorga Onerosa termina em dezembro

 calendar g56737aad0 1920
     O Projeto 'Outorga Onerosa', criado pela Prefeitura de Franca, no final do ano passado, está prestes a completar um ano, com o objetivo de permitir a regularização de construções, fora dos padrões determinados pela legislação.  Diante disso, a Secretaria de Infraestrutura alerta que termina no próximo dia 16 de dezembro, o prazo para que os contribuintes apresentem a solicitação, junto à Central On-line, pelo site da Prefeitura, www.franca.sp.gov.br, para a regularização de imóveis.
     Os dados levantados apontam, que milhares de contribuintes são beneficiários, mas a procura tem sido baixa. Até este mês, estima-se que em torno de 1,4 mil solicitações tenham dado entrada na Prefeitura. Mesmo sendo proprietários de seus imóveis é importante que regularizem as pendências, por meio desse instrumento.
      Um alerta feito pelo secretário de Infraestrutura, Nicola Rossano Costa, aos donos de construções, com metragens acima de 140 metros quadrados, é que o prazo estabelecido vence no dia 16 de dezembro deste ano.  A estimativa é que mais de 20 mil pessoas possam acessar esse benefício, donos de imóveis construídos na área urbana de forma irregular, já que antes da Lei não havia esse instrumento legal.
 
Etapas para regularização
     A Lei Complementar, entre as oportunidades que oferece aos cidadãos, isenta o pagamento para a regularização de imóveis com até 140 m².  A Lei da Outorga foi instituída para agilizar diversos processos que ficavam impedidos de tramitar, conforme o desejo das pessoas interessadas, por falta de respaldo legal. 
     Podem ser regularizadas, exclusivamente, as construções irregulares ou clandestinas concluídas ou iniciadas até 31 de dezembro de 2.020. Como zona de incidência para fins de regularização, é estabelecido todo o perímetro urbano do município, sendo que nos casos em que existir risco para a segurança das pessoas, a Prefeitura poderá exigir obras de adequação para garantir maior estabilidade, segurança, higiene, salubridade, permeabilidade e acessibilidade. A regularização será concedida, se a construção apresentar condições de habitabilidade e que não tenha infringido parâmetros urbanísticos, como recuos, afastamentos, taxa de ocupação, número de pavimentos e áreas de claridade.
  
 Isenção e prazos
     A Lei Complementar de Outorga fixa também, que para efeito de regularização das edificações, será calculada, em conformidade com a seguinte tabela, constando a metragem da construção, em que ocorrerá a outorga, o valor do adicional construtivo sobre a restrição administrativa por metro quadrado:
Até 140 m² - Isento
Acima de 140m² a 200 m²  - 1 UFMF por m²,
Acima de 200 m² a 300 m²  - 2 UFMF por m²,
Acima de 300 m² a 400 m²  - 3 UFMF por m²,
Acima de 400 m² a 500 m²    5 UFMF por m² 
Acima de 500 m²  - 10 UFMF por m²
     Os pedidos devem ser protocolados dentro desse prazo, exceto para as construções de até 140 m², que poderão protocolizar o pedido a qualquer tempo, desde que preenchidos os requisitos estabelecidos. O conteúdo completo da Lei de Outorga Onerosa’ pode ser acessado em: https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/1932-16122021.pdf

Prefeito empossa novos conselheiros de Assistência Social

 DSC 8711
     O prefeito Alexandre Ferreira participou na manhã de quinta-feira, no auditório do Parque de Exposições Fernando Costa', da cerimônia de posse de 2/3 dos conselheiros, que passaram a compor o Conselho Municipal de Assistência Social de Franca (CMAS), biênio 2022-2024. Junto com ele, estiveram a secretária de Ação Social, Gislaine Liporoni Peres, colaboradoras e o próprios conselheiros, que assumiram as novas atribuições, além da presidente atual, Alessandra Aparecida da Silva.
     Em seu pronunciamento, o prefeito destacou a importância e o papel do conselho, como instrumento de participação, sugestão e acompanhamento das políticas públicas, voltadas às pessoas que mais necessitam. Ele fez alguns apontamentos do trabalho, em desenvolvimento na cidade, conduzido pela Secretaria de Ação Social, com os programas de cestas básica, Abordagem Social, instituição de Serviços de Acolhimento, garantindo amparo e alimentação, além do Moradia Primeiro, que está acolhendo dezenas de famílias, com acompanhamento para que restabeleçam seus vínculos familiares e sejam reinseridos no meio produtivo e social.
     Sobre o papel do conselheiro, função que é desempenhada voluntariamente e sem remuneração, Alexandre externou seus agradecimentos pela disponibilidade das pessoas, em dedicar parte de seu tempo a essa causa nobre, contribuindo com o seu município e para que as desigualdades sejam reduzidas.  
     As reuniões do Conselho de Assistência, presididas por Alessandra  Aparecida da Silva, são periódicas e realizadas na Secretaria de Ação Social, na Av. Champagnat, 1750, Centro. Após a posse, o primeiro encontro está agendado para às 8h, do dia 3 de novembro, quando será eleita a nova Mesa Diretora.
     O Conselho Municipal de Assistência Social é composto por 18 membros, sendo 9 representantes titulares do Poder Público e 9 representantes da Sociedade Civil, além dos respectivos suplentes. 

Drone auxilia Guarda Civil nos primeiros flagrantes de crime ambiental

 WhatsApp Image 2022 10 31 at 09.18.30
     Com a utilização do drone, recém adquirido, a Guarda Civil Municipal registrou na quinta-feira, 26, o primeiro flagrante de prática de descarte irregular de lixo, nas margens da uma rodovia da região, abordando e autuando os infratores. Isso caracteriza, crime ambiental, em que as partes após notificadas terão prazo de 10 dias para apresentar recursos e tentarem reverter a situação.
     A ocorrência foi registrada nas margens da Rodovia Nelson Nogueira, na saída de Franca, com destino a Ribeirão Corrente, na Região Oeste da cidade. A distância e posicionada, estrategicamente, em local sem que a pessoas notassem a presença da viatura, foi possível identificar três infratores, em momentos diferentes, fazendo o descarte de maneira indevida de lixo no local.
     Na última quarta-feira, em visita à Secretaria de Segurança, o prefeito Alexandre Ferreira conheceu as funcionalidades do equipamento e pode acompanhar uma demonstração de captação de imagens, ajudando nas ações de fiscalização, em geral, da Guarda Civil. 

Palestras sobre Educação Ambiental focam a causa animal

 WhatsApp Image 2022 10 31 at 09.04.02
     A Prefeitura de Franca iniciou na última semana, mais um trabalho focado na conscientização, com uma palestra proferida para os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), na Escola Municipal 'Maria Helena Rosa Barbosa', no Jardim Redentor. Na oportunidade, o médico veterinário Cléber Hilário de Paula, da equipe do Canil Municipal, compartilhou algumas informações e respondeu perguntas feitas pelos estudantes, acompanhado pela equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Prefeitura. 
     Essa mobilização vai continuar, nos termos previstos na Lei nº 9.019, de 20 de abril de 2021, que instituiu e incluiu no calendário oficial de eventos do município, a “Semana Municipal de Incentivo à Posse Responsável”, que objetiva levar às escolas municipais, a divulgação de conceitos como a importância da adoção e da castração, os males do abandono de animais e os cuidados adotados com os animais de estimação, dentre outros.
     Cerca de 100 pessoas participaram do encontro, entre alunos, educadores e pessoas da comunidade. O ciclo de palestras teve continuidade nesta quarta-feira, no Jardim Aeroporto 2, na Escola ‘Prof. Antônio Manoel de Paula’, focado no mesmo conteúdo, em duas ocasiões,  pela manhã e à tarde, abrangendo mais de 160 estudantes. Para esta quinta-feira, foi ministrada uma palestra para os estudantes da Escola ‘Prof. Valeriano Gomes do Nascimento’, a Escola CAIC, no bairro City Petrópolis. 

Prefeitura faz manutenção em chácaras e estradas rurais

 Conservacao de estradas 25 10 22
     Além dos serviços permanentes executados na área urbana, a Secretaria de Meio Ambiente também está realizando serviços na zona rural, nas estradas e ruas, em locais com pequenas propriedades ainda não dotadas de pavimentação. A finalidade é garantir condições seguras de circulação dos veículos, com a observação que, nas estradas rurais, essa necessidade se torna mais presente, em razão de serem corredores por onde trafegam ônibus, vans e demais veículos de transporte escolar.
      Na última semana, por exemplo, no prolongamento da Avenida Nelson Nogueira, na Região Oeste, a chamada ‘Estrada do Padre’, que conduz até uma instituição religiosa e pequenas propriedades, recebeu os serviços de terraplenagem da pista de rolamento, limpeza nas laterais e cascalhamento.
     Uma outra equipe dotada de motoniveladora trabalhava na quinta-feira, na Região Leste, na conservação e recuperação das ruas e avenidas entre os loteamentos de chácaras Monte Carlo e Recanto Fortuna. Ambos ficam nas margens da Rodovia Franca – Claraval e, praticamente, são bairros urbanos, já que neles residem centenas de famílias e são rotas das vans, que fazem o transporte escolar, além do ônibus urbanos. Outros locais atendidos são a Furna dos Taveira, Nego Elói, Paiolzinho, Parque dos Ipês, Bom Jardim, entre outros. 

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

 Vacinacao
     A programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 foi retomada nesta segunda-feira,  31, com 8 Unidades Básicas de Saúde, atendendo das 8 às 19h. 
 
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA
     Na UBS Guanabara, estão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
1ª E 2ª DOSES (3 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL - COMORBIDADES - PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IMUNOSSUPRIMIDOS- CORONAVAC
     A primeira e a segunda doses da vacina Coronavac para pessoas de 3 a 11 anos, população geral, com comorbidades, deficiências e imunossuprimidos, podem ser aplicadas nas UBS's Horto, Paulistano e Aeroporto 3, das 8 às 19h.  Os pais e responsáveis deverão acompanhar as crianças, apresentando o CPF, receitas e laudos para a comprovação das comorbidades e deficiência. É recomendável a apresentação do Termo de Assentimento assinado, que está disponível no site da Prefeitura.
 
1ª, 2ª E 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS)  - GESTANTES E PUÉRPERAS / 4ª DOSE (30 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE - CORONAVAC
     A primeira, segunda e a terceira doses para pessoas com 12 anos ou mais, gestantes e puérperas, quarta dose para pessoas, que tenham 30 anos ou mais e profissionais de saúde da vacina Coronavac, podem ser recebidas nas UBS´s Horto, Paulistano e Aeroporto 3, das 8 às 19h.
 
1ª, 2ª, 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 1ª, 2ª , 3ª DOSES - GESTANTES / 4ª DOSE (30 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - PFIZER
     A primeira, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, primeira, segunda e terceira doses para gestantes, quarta dose para pessoas, que tenham 30 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Pfizer, podem ser recebidas na UBS Ângela Rosa, no horário das 8 às 19h.
 
1ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (30 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - JANSSEN
     A primeira e a terceira doses estão disponíveis para pessoas, com 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com idade de 30 anos ou mais, além da quinta dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais, da vacina Janssen, na UBS São Sebastião, no horário das 8 às 19h. 
 
1ª, 2ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (30 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA
     A primeira, segunda e a terceira doses estão disponíveis para pessoas, com 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com idade de 30 anos ou mais, além da quinta dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais, da vacina Astrazeneca, nas UBS's Leporace e Brasilândia, no horário das 8 às 19h. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais