Email  

Notícias

Vigilância mantém ações de prevenção ao mosquito da dengue

 

            A Prefeitura, por meio da Vigilância Ambiental, segue realizando ações de orientação aos moradores sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue. Devido ao medidas prevenção ao novo coronavírus, as ações dos agentes de vetores foram adaptadas para tal situação, buscando atender as orientações de segurança da OMS. Está sendo realizada a distribuição de panfletos informativos sobre como combater e prevenir a proliferação do Aedes Aegypti.

            Até na tarde desta quinta-feira, 30, a Vigilância Epidemiológica registrava um total de 270 notificações, sendo 107 somente do mês de abril. Ao todo, foram confirmados 13 casos positivos (sendo 1 importado) e 29 negativos, o restante ainda aguardam o resultado dos exames.

            Outra medida que está sendo realizada é o Arrastão da Limpeza, que continua abrangendo os bairros e regiões com maiores emissões larvárias da cidade, recolhendo objetos indesejados que possam se tornar criadouros do mosquito. Mas a ajuda da população ainda é a maior arma contra a dengue, no qual todos podem fazer a sua parte, reforça o coordenador de Saúde, Luiz Carlos Vergara.

       Uma outra recomendação é que a população deve aproveitar essa quarentena para limpeza periódica em casa, eliminando os possíveis criadouros do mosquito em varandas, garagens e mesmo quintais, com atitudes simples como: manter sempre limpo calhas, ralos, piscinas e caixas d’água, organizar o quintal retirando qualquer objeto que possa acumular água, como latas e garrafas.

            Mesmo em meio a essa pandemia do coronavírus, é necessário que não se deixe de lado o combate aos ambientes que facilitam o surgimento do mosquito transmissor da dengue.

 

Educação chama pais para entrega de apostilas

 

            Em comunicação feita nesta quinta-feira a todos os estudantes da rede municipal de ensino e seus respectivos pais/responsáveis, o secretário da Educação, Eduardo Guerra comunicou que entre os dias 4 (segunda-feira) e 13 de maio os professores, conforme deliberação oficial da Prefeitura. Esclareceu porém que entre os dias 4 e 8 de maio, os pais deverão comparecer as escolas em que seus filhos estudam, para entregar a apostila pedagógica que foi distribuída semanas atrás para realização de atividades nas casas.

            O secretário em sua fala enfatizou os esforços dos educadores, que tem se desdobrado no sentido de oferecer sua contribuição, embora tenha deixado claro também, que o ensino caseiro de forma alguma substitui o aprendizado no ambiente de sala de aula. Os impactos da crise da Covid-19 são enormes e nessas circunstâncias os pais dentro do possível tem oferecido o máximo que podem.

            Depois de entregarem a apostila entre os dias 4 e 8 próximo, a orientação seguinte é para que os pais retornem entre os dias 18 e 19 retornem nas escolas e retirar o material avaliativo que está sendo preparado pelos professores em cada escola, através do Centro de Formação. E depois nos dias 22 e 23 de maio, os pais deverão se dirigir pela terceira vez nas escolas devolver o material avaliativo e retirar a nova apostila.

            Por fim o secretário da Educação reforçou que neste momento não consta do calendário municipal de ensino, o retorno das atividades antes do mês de julho. Qualquer situação diferente disso será oportunamente comunicado a todos.

Roteiro

De 4 a 8 de maio – devolução nas escolas da primeira apostila

Dias 18 e 19 de maio, comparecer nas escolas e retirar material avaliativo.

Dias 22 e 23 de maio, levar o material avaliativo e retirar uma nova apostila.

            Tudo deve ser feito durante o expediente regular de cada unidade de ensino.

Educação segue com atividades pedagógicas à distância

 

           A Secretaria de Educação segue com as atividades pedagógicas com os alunos das escolas da rede municipal, de forma adaptada em razão ao momento atípico por qual a cidade e a rede de ensino estão passando, em decorrência da pandemia do Coronavírus (COVID-19). Para isso no início do mês foi entregue um material (apostila de atividades) para que os alunos, com o apoio de seus familiares, pudessem continuar suas atividades pedagógicas sem nenhum prejuízo.

            O objetivo desse material é fazer com que os quase 18 mil alunos não fiquem tão longe da rotina escolar nesse período de  isolamento social. Pensando na melhor forma de atender as necessidades das crianças, a Secretaria Municipal da Educação está  realizado um acompanhamento das atividades pelos professores por meios digitais, no qual os alunos ou seus responsáveis podem tirar dúvidas e receber algumas explicações sobre os materiais.

            Desde o princípio, quando os recursos foram disponibilizados os pais foram orientados e qualquer dúvida aqueles que são responsáveis pela criança sabem onde e com que falar. Portanto deverão entrar em contato com a escola para maiores esclarecimentos e tirar o melhor proveito desse momento atípico vivido por todos.

Vacinação contra gripe continua em 14 locais

 

            A programação vacinal contra a gripe Influenza em Franca seguirá seu roteiro sem alterações nessa quarta-feira, com atendimento das 8 h às 11 h, naqueles 14 locais conhecidos, 13 escolas distribuídas pela cidade e no posto Drive Thru, no Poliesportivo, para que vai de carro. A Secretaria de Saúde continua com suas equipes mobilizadas e aptas a oferecer a vacina sem formação de filas, num ambiente de muita tranquilidade, conforme o constatado nesses primeiros dias da semana.

            Além das pessoas idosas nessa que é a segunda fase, estão sendo imunizadas as pessoas com alguma doença crônica não transmissível, os profissionais de saúde, mais da segurança, salvamento, motoristas de caminhões e de ônibus.

Mudança no calendário

            Uma nova mudança foi anunciada nesta data pelo Ministério da Saúde dividindo em suas etapas a terceira fase da vacinação, que começa dia 9 próximo. Assim, de 9 a 17 de maio além do público atual deverão ser vacinadas crianças de seis meses a seis anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias. O grupo restante será vacinado entre os dias 18 de maio e 6 de junho, composto pelos professores das redes pública e privada e pessoas adultas entre 55 e 59 anos.

            O documento informando da alteração, ampliando o prazo da campanha, é assinado Pela coordenadora Geral do Programa Nacional de Imunização Francieli Fontana Sutile Fantinato.

Arrastão recolhe mais de 22,2 toneladas de inservíveis

 

            O Arrastão da Limpeza organizado pela Prefeitura no último sábado possibilitou o recolhimento de mais de 22,3 toneladas de inservíveis nos 18 bairros da região Norte, que compreende o Parque Vicente Leporace e outros situados naquelas imediações. Dentro da programação estabelecida pela Secretaria de Serviços e Meio Ambiente os caminhões começaram a circular a partir das 7 h, recolhendo tudo tipo móveis e utensílios deixados pelos moradores nas calçadas.

            Esse trabalho é feito pela Prefeitura uma ou até duas vezes ao mês, com o intuito de facilitar a vida dos moradores quanto ao descarte correto de objetos que mantenham em casas e desejam se desfazer. Busca também, diminuir os riscos de proliferação do mosquito transmissor da dengue, que muitas vezes se manifestar a partir da água parada em muitos desses materiais mantidos em quintais de forma inadequada. O próximo Arrastão ocorrerá no final de maio, em região a ser oportunamente definida.

            Nessa segunda-feira um caminhão voltou a percorrer a região, apanhando alguns materiais que ficaram para trás.  Além do Arrastão em sábados pontuais, os cidadãos podem fazer solicitações de remoção de inservíveis, ligando no tel. 3711-9440, de segunda a sexta-feira que é feito o atendimento com agendamento prévio.

Vacinação contra gripe segue nessa terça-feira

 

            A Prefeitura dá continuidade essa terça-feira a vacinação contra a gripe Influenza para pessoas idosas e demais públicos, buscando avançar no percentual de cobertura e chegar nas 50 mil pessoas até a próxima semana. Desde essa segunda-feira houve uma redução no horário de atendimento nos 14 postos de vacinação, em uma hora, terminando às 11 h.

            A Secretaria Municipal de Saúde informa que a redução de uma hora no atendimento também ocorre no posto Drive Thru, no Poliesportivo, onde devem ser vacinadas apenas pessoas que estiverem seus carros.  Os números da imunização dos idosos atingiu a casa de mais de 101%, o que corresponde a quase 39 mil com mais de 60 anos vacinadas.

            Além dos idosos nessa que  é a segunda fase da campanha de vacinação, devem ser vacinados os profissionais de saúde, de segurança pública, de salvamento, motoristas de caminhões, de ônibus e também portadoras de doenças crônicas não transmissíveis. A partir do dia 9 de maio, somando-se a este público outras pessoas serão acrescidas, entre elas os professores, gestantes e puérperas. A campanha segue até o dia 22 próximo.

Onde se vacinar

            Quem ainda não vacinou deverá ir nos seguintes locais: Drive Thru, no Poliesportivo, para receber a vacina dentro do carro, ou nas escolas José Mário Faleiros, Aeroporto 3; Carmen Nogueira Nicácio, Jardim Paulista;  Frei Germano de Annecy, Parque Progresso;  Suzana Ribeiro Sandoval, Vila Imperador; Michel Haber, Jardim Paulistano; Evaristo Fabrício, Aeroporto 2; Ângelo Scarabucci, Jardim Scarabucci/Sta Cruz;  Suely Machado da Silva, Jardim Brasilândia/São Luiz;  Barão da Franca, Vilas Nova/Stos Dumont;  Sudário Ferreira, Parque Leporace; Ana Rosa de Lima, Parque do Horto; Hélio Palermo, Jardim Dermínio e Odette Bueno Ribeiro, Jardim Luiza/Vera Cruz.

Comércio assimila orientações da Prefeitura e exige uso de máscaras

 

            A população e o comércio da cidade estão assimilando bem as normas contidas no mais recente Decreto assinado pelo prefeito Gílson de Souza, flexibilizando o funcionamento de alguns tipos de comércio e tornando obrigatório o uso de máscaras pelas pessoas que procuram pelos estabelecimentos. O acesso aos recintos somente deve ser permitido com o equipamento de proteção. A outra recomendação é que a pessoa ligue ou faça um contato prévio, agendando o atendimento de maneira que no ambiente seja evitado qualquer tipo de aglomeração.

            Para essas situações o acesso ou não com a máscara é de responsabilidade do responsável pelo estabelecimento, caso a fiscalização constate alguém sem a proteção. Para situações das pessoas em circulação, o Decreto estabelece a recomendação para que todos façam uso, uma forma de conscientizar e alertar as pessoas que além delas próprias, elas estão protegendo os outros e dificultando a disseminação do vírus.

            Um outro cuidado é com o uso correto das máscaras, que jamais devem ser tocadas com as mãos, aliado aos redobrados cuidados com o uso de álcool e gel (cujo fornecimento é obrigatório nas entradas pelos estabelecimentos que estiverem com suas portas abertas.

            O secretário de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura, Luís Roerto de Oliveira, que junto com equipes da ACIF e outros colaboradores elaboraram a nova proposta agora em vigor, reforçou essas orientações e pediu que as pessoas mantenham o distanciamento social. Essa também tem sido a recomendação das autoridades de saúde em todos os níveis e, particularmente no ambiente local, onde chegou a 12 os casos confirmados da doença, com dois óbitos. O Comitê de Contingenciamento ao novo Coronvírus, que tem a sua frente o Chefe de Gabinete e Secretário de Saúde, José Conrado Dias Netto, está acompanhando e monitorando a situação diariamente na cidade e região.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais