O polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) em Franca, que funciona no edifício do antigo Colégio Champagnat, informa que estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Gestão Pública da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).
O polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) em Franca, que funciona no edifício do antigo Colégio Champagnat, informa que estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Gestão Pública da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).
O Fussol (Fundo Social de Solidariedade de Franca) abriu inscrições para o curso de Modelagem e Confecção de Lingerie, que terá início no dia 14 de agosto. Com duração de 90 horas/aula, distribuídas em 30 aulas ministradas às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 16h30, o curso será conduzido pela monitora Rosana Trajano Melo.
Embora seja gratuito, os materiais utilizados durante a capacitação são por conta dos alunos, que devem ter mais de 17 anos de idade e terem noções básicas de cálculos matemáticos.
De acordo com Alexandre Alonso, diretor do Fussol, o objetivo do curso é ensinar a modelagem básica e confecção de lingerie, proporcionando ao aluno o conhecimento de técnicas de costura, tipos de tecidos e acessórios adequados a serem utilizados e o correto manuseio das máquinas. Alonso destaca que a partir da modelagem básica, o aluno poderá desenvolver sua criatividade nas peças que serão confeccionadas durante o curso.
O diretor ressalta que esta nova turma foi montada para atender a grande procura por cursos de lingerie, uma vez que o parque industrial deste setor na cidade tem crescido consideravelmente.
As inscrições devem ser feitas pelo site: http://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/
Mais informações pelos telefones: 3724-7417/ 3721-2852 / 3721-3555
O local do curso será na sede do Fussol, localizada na Avenida Champagnat – Nº 1808 – Centro – Sala 47, 2° andar.
Ricardo Pereira, diretor de Esportes e Marisol Gaudenci, Coordenadora de Esportes, ambos da FEAC, divulgaram os primeiros resultados conquistados pelas equipes francanas que estão disputando a 61ª edição dos Jogos Regionais, que acontecem em Sertãozinho/SP, desde o dia 20 de julho e seguem até o dia 30 próximo.
Confira:
- Ciclismo Velocidade
Categoria Feminino a ciclista Amanda Graciela conquistou a medalha de prata individual e por equipe com Michele Lopes, os técnicos são Ivan e Osmar;
Categoria Masculino, Wender Rigoni ficou em 4º lugar e a equipe francana ficou com o 5º lugar por equipe.
- MTB (Mountain Bike) Masculino:
Reginaldo Mariano ficou com o 6º lugar e Antônio Sobrinho em 8º lugar
- Skate – Modalidade nova nos jogos regionais
Estefany Souza (Feminino) e Thiago Freitas (Masculino) conquistaram a medalha de bronze
- Atletismo
Lançamento de Dardo: Atletas francanos conquistaram ouro e prata: Maurício Brito ficou com a medalha de ouro e Gabriel com a de prata.
Corrida 10 km - Bronze com atleta Lucas Carvalho
Corrida 1.500m – Bronze com Wesley Silva
Salto em Altura Feminino - Ana Laura dos Santos conquistou a medalha de prata
No geral, o Atletismo de Franca conquistou o vice-campeonato Masculino e o 4º lugar no feminino.
Veja outras medalhas conquistadas pelo atletismo: Arremesso de Peso: OURO e BRONZE; Lançamento de Disco: OURO e PRATA; Salto com Vara: PRATA; Corrida de 100m rasos BRONZE; Salto em altura: PRATA; Corrida de 110m com Barreiras: BRONZE; Heptatlo: BRONZE.
Segundo Ricardo Pereira, “com uma equipe renovada e bastante jovem, com muitos atletas na faixa de 15 a 17 anos, Franca fez uma grande participação no Atletismo.”
- Judô
Judô Feminino foi CAMPEÃO dos Jogos Regionais e o judô Masculino ficou com o 4º Lugar, sendo que em ambas categorias, foram conquistadas, ao todo, 21 medalhas, sendo 15 de OURO, 03 de PRATA e 03 de BRONZE.
Na categoria ACD (Atletas com Deficiência), os atletas e equipes francanas foram o grande destaque dos Jogos Regionais
Ricardo Pereira informa que a equipe de Atletismo para Atletas Com Deficiência de Franca faturou praticamente tudo em Sertãozinho e voltou para casa com 55 medalhas, sendo 39 de OURO, 12 de PRATA e 04 de BRONZE. Segundo o diretor, as 55 medalhas serão entregues em Franca, em evento organizado pela Divisão de Esportes.
- ATLETISMO ACD (Atletas com Deficiência)
Atletismo ACD Masculino CAMPEÃO dos Jogos Regionais
Atletismo ACD Feminino CAMPEÃO dos Jogos Regionais
- Badminton
Na primeira participação da modalidade nos Jogos Regionais, o Badminton de Franca marcou presença, conquistando a medalha de Bronze no feminino e o 4º lugar no masculino
- Vôlei de Praia Masculino
A dupla francana de vôlei de praia masculino, composta por Adauto dos Reis Neto e Gabriel Henrique Silva França, ficou em 4º lugar.
- Vôlei de praia feminino.
As atletas Rafaela Volpe Martins e Lívia Ribeiro Sousa, conquistaram a medalha de Prata.
O técnico das duplas, tanto feminina quanto masculina, é Américo Rossato.
O CMPCD (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência) realiza na terça-feira 24, importante reunião com entidades e instituições de atendimento às pessoas que buscam colocação no mercado de trabalho. O encontro, organizado em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, tratará do tema “Inclusão Produtiva”, e ocorre a partir das 13h, no Auditório da Secretaria Municipal de Ação Social, na Avenida Champagnat, 1750, Centro.
O auditor fiscal Fernando Miguel da Silva, disse que um dos objetivos é alinhar os encaminhamentos dos que buscam uma colocação, de maneira que a pessoa, na condição de deficiente, saiba o local onde procurar e as empresas tenham um canal adequado para seus encaminhamentos. Atualmente, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), está desempenhando esse papel, mas a intenção é envolver os CRAS (Centros de Referência em Assistência), APAE, Centro de Educação Integrada e outras entidades que oferecem assistência às pessoas com limitações.
A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Viviane Cristina Silva Vaz Ribeiro ressalta que todos os segmentos estão convidados e devem participar, destacando a importância de tornar mais fácil o acesso das pessoas com deficiência que desejam se empregar e, ao mesmo tempo, oferecendo um canal específico para que as empresas possam encontrar mão de obra, atendendo as exigências das leis de cotas e as necessidades desse público, incluindo o menor aprendiz. Outras informações pelo telefone (16) 3711-9318.
A Vigilância Epidemiológica de Franca segue trabalhando na vacinação contra gripe Influenza, disponível ainda na rede pública, gratuitamente. Desta vez, por orientação da Secretaria de Estado de Saúde, o público alvo são os pré-adolescentes e adolescentes, que também estão sendo prioridade na cobertura contra doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs. A preocupação maior é com o público jovem por abrangerem meninos e meninas em início da vida sexual – desde junho de 2017, o Governo Federal liberou, através do SUS, a vacinação contra HPV para meninos de 11 a 15 anos incompletos – anteriormente, a vacina só estava disponível para meninas abaixo de 15 anos e meninos de 12 a 13 anos.
A vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) é importantíssima, pois também protege as mulheres contra o câncer de colo de útero e vulva, cujas causas também incluem o vírus HPV.
A mobilização concentra-se nesta semana (24 a 28 de julho) em toda a rede de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, com atendimento das 8h às 17h. Estão também disponíveis as vacinas contra a doença Meningocócica C e Hepatite B.
O Governo Estadual destaca que cerca de 760 mil doses das vacinas, contra as 3 doenças, estão disponibilizadas para os municípios paulistas.
A vacinação contra o HPV está disponível para meninas na faixa etária de 9 a 14 anos e para meninos de 11 a 15 anos incompletos. Como já destacado, entre o público feminino, a imunização auxilia na prevenção contra o câncer de colo de útero e vulva. Para meninos, a proteção é contra o câncer de pênis e ânus. A vacina previne ainda contra o câncer de boca, orofaringe e verrugas genitais para ambos os sexos. O esquema vacinal compreende duas doses, com intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda.
Desde 2014, a cobertura vacinal entre meninas de 9 a 15 anos mantém-se em 61%; entre os garotos, na faixa etária de 12 e 13 anos, que passaram a ser vacinados em janeiro de 2017, a cobertura é de 44%. As autoridades destacam a importância do apoio dos pais e responsáveis para que os jovens sejam vacinados e fiquem protegidos.
Este ano, a vacina contra a doença Meningocócica C foi inclusa no calendário de vacinação pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), que definiu como público-alvo meninos e meninas de 12 e 13 anos. Atualmente, a cobertura vacinal é de 32%. A dose é única.
No inverno, a aglomeração em ambientes fechados tende a ser maior. Imunizar-se contra a Meningo C contribui para o controle epidemiológico da doença, transmitida por secreções como saliva, espirro e tosse, informa a Vigilância Epidemiológica.
A vacina contra a Hepatite B contempla não somente adolescentes, mas todas as faixas etárias – desde menores de um ano até adultos acima dos 50 anos. O esquema vacinal é de três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda doses; a terceira deve ser aplicada após seis meses em relação à dose inicial.
Desde 1998, a vacina contra Hepatite B está disponível para crianças e adolescentes, abrangendo menores de um ano até 14 anos, com cobertura vacinal de 97%.
A partir de 2013, a faixa etária foi estendida de 15 até 49 anos, cuja cobertura está em 55%. De acordo com a Vigilância, este percentual precisa ser ampliado, assim como o percentual na população acima de 50 anos, cuja cobertura é de apenas 16%.
Em Franca outras informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica, no tel. 3711-9435.
A secretaria de Serviços e Meio Ambiente iniciou essa semana uma operação permanente de manutenção nos principais córregos da cidade. A ação é preventiva, e abrange locais onde foram detectadas situações que precisam ser sanadas antes do período chuvoso.
As informações são da secretária da pasta Rosaura Garcia Zuccolo, observando que as análises das condições reais das estruturas dos canais foram iniciadas tão logo cessou o período de chuvas e finalizadas na última semana. “O diagnóstico que fizemos era condição imprescindível para programarmos os serviços. De posse dele, vamos agir para evitar problemas futuros”, ressaltou Zuccolo.
As ações tiveram 3 fases: primeiramente, alguns funcionários foram designados para vistoriar toda extensão dos três córregos da cidade: Bagres, Cubatão e Espraiado. A segunda fase, realizada durante o primeiro semestre do ano, foi de socorrer imediatamente os estragos graves causados pelas chuvas, com intervenções pontuais, especialmente no Córrego dos Bagres, cujos problemas colocavam em risco de desmoronamento os passeios, as vias de tráfego e até mesmo os sistemas de emissários de esgoto. A terceira fase é esta que agora se desenrola e tem caráter preventivo, pois envolve a reconstrução de taludes e concretagem do leito dos córregos nos locais comprometidos.
Nos dois últimos dias, os serviços foram concentrados em trechos da Avenida Hélio Palermo, a partir do cruzamento com a Avenida Doutor Ismael Alonso y Alonso, seguindo por toda sua extensão, até os Jardins Paulista e Riviera. Em seguida, virão os reparos nos canais dos dois outros córregos, Cubatão e Espraiado.
A Câmara Municipal de Franca foi palco no último sábado 22, a partir das 9h, do 1º Encontro da Associação de Pais e Amigos do Autista, reunindo autoridades, familiares e o público interessado em conhecer mais sobre o tema.
Na ocasião foram apresentadas 4 palestras, com a participação de especialistas voluntários, que expuseram sobre os conceitos corretos da Síndrome do Autismo e compartilharam informações com o público presente.
A Associação dos Pais e Amigos do Autista foi constituída em maio deste ano, e está em fase de identificação das famílias e cadastramento de associados. Estima-se que existam na cidade em torno de 200 pessoas com a Síndrome do Autismo. Um dos objetivos da associação é integrar as famílias dos autistas, oferecendo a elas assistência especializada.
Segundo o presidente da associação Harley Guirão, a diretoria está empenhada em obter um espaço próprio para as reuniões e atividades voltadas para a formação de pessoas habilitadas para lidarem com o autista. “Já contamos com o compromisso de profissionais voluntários que pretendem dedicar parte de seu tempo para oferecer capacitação aos familiares e pessoas que tenham interesse”, informa o presidente.
O que é o Autismo ou TEA (Transtorno do Espectro Autista)
O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, cada uma será delas será afetada com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento.