Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

‘Caminho para o Emprego’ abre inscrições para curso de Manicure e Pedicure

 Escola Caminho Emprego original

        O Programa ‘Caminho para o Emprego’, em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) está com inscrições abertas para o curso de Manicure e Pedicure. O objetivo é formar profissionais de área e estimular atitudes empreendedoras, de forma gratuita.
      São 20 vagas e as aulas acontecerão na Escola Profissionalizante ‘Caminho para o Emprego’ sempre às segundas, terças e quintas-feiras, das 13 às 17 horas. O curso será ministrado de 24 de junho a  6 de outubro.
      Para efetuar a matrícula, o candidato deverá ter no mínimo 18 anos e o Ensino Fundamental. As inscrições serão feitas de forma presencial na Escola Profissionalizante ‘Caminho para o Emprego’, que fica na rua Dr. Júlio Cardoso, 1948 - Centro, e é necessário levar RG, CPF e cópia do comprovante de endereço.
      Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3706-6590 ou (16) 3724-7417 (WhatsApp).
 

FEAC abre inscrição para o Bolsa Treinador

 Bolsa Treinador FEAC original

         A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) está com inscrições abertas aos interessados em ser treinador de várias modalidades esportivas oferecidas pela entidade. O extrato de edital foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, 15. O documento completo poderá ser acessado pelo link http://feacfranca.sp.gov.br/FEAC/chamamentos. As inscrições vão de 15 a 24 de maio.
      Trata-se de um apoio financeiro aos treinadores de equipes integrantes do desporto educacional, de participação e não profissional de rendimento, em modalidades olímpicas, paralímpicas e não olímpicas com prioridade àquelas equipes que representam o município em competições oficiais disputadas nos Jogos Regionais e Abertos do Interior, do Calendário da Secretaria Estadual de Esportes, competições federativas entre outras
      Os beneficiários atuarão nas funções de técnicos, auxiliares técnicos e/ou preparadores físicos nas modalidades as quais forem selecionados.
      Para requerer o auxílio do Bolsa Treinador, os candidatos precisam atender alguns requisitos como: ter residência fixa na cidade; não ser servidor público municipal de Franca; ter experiência comprovada na área de atuação como Treinador/Monitor na modalidade; ter registro ativo no CREF4/SP, estar em plena atividade profissional, entre outros.
      As inscrições serão recebidas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na sede da FEAC, localizada na avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 -  Parque Francal.

Mais de 2 mil estudantes visitarão a Casa da Cultura em comemoração aos 200 anos de Franca

 Visita alunos Casa Cultura original

        Em comemoração aos 200 anos de Franca, a Secretaria de Educação preparou um material especial de estudo para os alunos dos 4º anos da rede municipal de ensino, na qual eles vão se aprofundar sobre a história da cidade. Além disso, haverá passeios monitorados a Casa da Cultura e do Artista Francano 'Abdias do Nascimento'. “São ações que têm o objetivo de mostrar a estas crianças, que elas são cidadãs e que cada uma pode participar e transformar o processo histórico e cultural do meio em que vivem”, disse Márcia Gatti, secretária de Educação.
      As visitações, que foram iniciadas nesta semana, pelas EMEBs Profº 'José Mário Faleiros', do Jardim Aeroporto II e 'Profº Paulo Freire', Jardim Aviação, continuaram neste mês e em junho, com o objetivo de conhecer e interagir com a história do município, em comemoração aos 200 anos, que serão celebrados em 28 de novembro deste ano.
      Ao todo, 2.184 estudantes e 100 professores terão a oportunidade de conhecer vários espaços como a sala do COMDECON, local onde acontecem as reuniões do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra; sala do artista Bonaventura Cariolato (obras de arte do artista plástico, fotógrafo e arquiteto, retratando lugares da cidade e região); Sala Espaço da Academia Francana de Letras (os estudantes aprenderão sobre o que faz um acadêmico para ser considerado imortal); Sala Espaço do Museu Imagem e Som, Pinacoteca, entre outros.
      De acordo com a secretária Márcia Gatti, o material elaborado pelas equipes da secretaria conta com elementos, como a bandeira e o hino de Franca, conteúdos para que o aluno possa identificar conceitos de mudança e permanência dos espaços urbanos e na história da cidade; perceber a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural do município e identificar diferentes origens culturais entre os habitantes da cidade (partindo da própria família).
      As atividades estão em um contexto de investigação, pesquisa, exploração e resgate da história da cidade.

Saúde já vacinou mais de 330 pessoas contra a dengue

 Vacinacao Dengue original

        Nos dois primeiros dias de vacinação contra a dengue, em Franca, a Secretaria de Saúde já imunizou 333 pessoas, que compareceram a rede de Unidades Básicas de Saúde.
      Nesta primeira fase, a vacina é destinada para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, atendendo as deliberações do Ministério da Saúde e o Governo do Estado de São Paulo.
      Ela pode ser encontrada no horário das 8 às 19 horas, nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia, São Sebastião, Luíza e Paraty, além dos postos das ESFs  (Estratégias de Saúde da Família) do Parque das Esmeraldas, Jardins Paineiras, Palma e City Petrópolis, das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, orienta que os pais ou responsáveis levem as crianças e adolescentes nesta idade para receberem a primeira dose, apresentando um documento de identidade, com foto e a carteira de vacinação. A segunda dose será aplicada após 90 dias.
      De acordo com a secretaria de Saúde, caso a pessoa tenha contraído a doença, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal. Caso a infecção ocorra após o início da vacinação, não há alteração no intervalo entre a primeira e a segunda doses. A vacina da dengue (atenuada) não poderá ser aplicada, simultaneamente, com outros imunizantes do Calendário de Vacinação.
      Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, até o momento, foram registrados 2818 casos de dengue e 12 óbitos, sendo os últimos de duas mulheres, com idades de 75 e 70 anos, ocorridos em 4 e 10 de abril. Todos os pacientes apresentavam comorbidades.
 

Saúde repete ação de vacinação contra Gripe no terminal de ônibus

 Vacina Terminal original

          A Secretaria de Saúde anunciou que fará nesta quinta-feira, 16, um novo mutirão de vacinação contra a Influenza, no Terminal de Ônibus 'Ayrton Senna da Silva', no horário das 8 às 16 horas.
      A ação será repetida, tendo em vista, que teve uma boa adesão da população, que aproveitou a oportunidade para receber a vacina. "Como é um local de grande fluxo, centenas de pessoas que passaram pelo local garantiram a dose", disse Waléria Mascarenhas.
      No primeiro dia de atendimento no terminal, na quinta-feira da última semana, foram imunizadas 522 pessoas contra a gripe. Ao todo, desde o início da campanha, em março, até o momento, foram aplicadas 31.213 doses.
      A vacina contra a Influenza é destinada para pessoas a partir de 6 meses e está disponível no horário das 8 às 19 horas, nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia, São Sebastião, Luíza e Paraty, além dos postos das ESFs  (Estratégias de Saúde da Família) do Parque das Esmeraldas, Jardins Paineiras, Palma e City Petrópolis, das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas.
      A pessoa deve apresentar um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação.
      

Praças recebem nova iluminação de Led

 Iluminacao LED original

           A Secretaria de Meio Ambiente segue realizando a substituição das lâmpadas existentes por Led, no sistema de iluminação pública da cidade.
      Nesta semana, a troca foi concluída na praça Barão de Luca, no bairro Estação. Foram 20 postes com 4 luminárias cada. Agora, as substituições estão ocorrendo na praça Frei Roque Pissioni, no bairro São Joaquim. Serão trocados 40 postes com 4 luminárias cada de 200 watts, todas de Led.
      Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a ação gera mais economia aos cofres públicos e melhora a luminosidade, proporcionando uma maior segurança nas vias públicas.
      Outros pontos da cidade já receberam a nova iluminação, como a avenida Miguel Sábio de Melo. Foram cerca de 60 novas luminárias em mais de 30 postes, aumentando a claridade e melhorando a visibilidade para pedestres e motoristas.
      Outros importantes corredores viários, como a avenida Adhemar Pereira de Barros e trechos das avenidas Hélio Palermo e Dom Pedro, também receberam a nova iluminação.
      O investimento não apenas aprimora a infraestrutura urbana, mas também reforça a segurança e o bem-estar da população.
 
 

Canil Municipal se torna referência para autoridades da região

 Canil Municipal original

           O trabalho realizado e o atendimento oferecido pelo Canil Municipal de Franca estão servindo de referência para cidades e autoridades da região.
      Na última semana, equipes da Polícia Militar Rodoviária e de operações, meio ambiente e segurança viária da empresa ViaPaulista, concessionária das rodovias da região de Franca e Ribeirão Preto, visitaram o Canil para conhecerem a estrutura da unidade, os serviços de acolhimento e tratamento de animais de pequeno e grande portes, além do sistema de implantação do chip nos equinos, bovinos e muares capturados em vias e áreas públicas.
      Durante o encontro, estiveram presentes o 1º Tenente PM João Paulo Guedes, comandante do 3º Pelotão de Polícia Rodoviária, acompanhado pelo Cabo Mantovani, além das equipes da ViaPaulista, comandados por Alexandre Donizete Ferreira, coordenador de Operações.
      Eduardo Garcia, chefe da Seção de Conservação do Meio Ambiente, disse que receber a visita é motivo de muita alegria e a comprovação de que o trabalho está obtendo os resultados esperados, servindo de exemplo para outras instituições.
      Segundo ele, é uma oportunidade para compartilhar conhecimentos e experiências, incluindo discussões sobre procedimentos de segurança, protocolos de transporte animal, regulamentações relevantes e estratégias de gestão. "A visita foi importante não apenas para reconhecer e apoiar o trabalho exemplar realizado no Canil Municipal, mas também para promover a disseminação de melhores práticas e elevar o padrão de cuidado animal e segurança em toda a área de atuação", comentou.
      Alexandre Donizete Ferreira, coordenador de Operações da ViaPaulista, comentou que só tem elogios a unidade. "Excelente canil,  com muita organização e limpeza, além da estrutura e equipe muito boas", falou.
      O 1º Tenente PM João Paulo Guedes, comandante do 3º Pelotão de Polícia Rodoviária, disse que o objetivo da visita, foi conhecer a estrutura do Canil, que auxilia por ocasião do aparecimento de animais, especialmente, equinos, na rodovia, o que causa acidentes graves. Segundo ele, o resultado do trabalho tem surtido efeito com relação a redução da população canina nas ruas, o que beneficia a saúde pública, a sociedade e, principalmente, os animais que dependem de nossas ações. "Confesso que realmente fiquei muito surpreso e feliz com o que me deparei. A organização, estrutura, limpeza, equipamentos, procedimentos de cuidado, recepção e destinação dos animais e, sobretudo, o comprometimento da equipe é impressionante. Tenho plena convicção de que é sem sombra de dúvidas, um exemplo a ser seguido para beneficiar a causa animal", destacou.
      Para o secretário de Meio Ambiente, Rui Engrácia Garcia Caluz, essas visitas são importantes para as pessoas conhecerem a excelência do trabalho e o tratamento dados aos animais recolhidos pelo Canil.
      
Estrutura
      O Canil Municipal recebeu no ano passado, obras de ampliação e revitalização do local, com investimentos de cerca de R$ 550 mil, oriundos de recursos próprios da Prefeitura e emendas impositivas da Câmara Municipal. Foram construídas 16 baias em alvenaria, com portas individuais de acesso, bebedouros, com ventilação natural e devidamente cobertos; 4 gatis com a correta segurança e estrutura para felinos; duas áreas de alimentação para equinos e três espaços cobertos para animais de grande porte.
      Com as ampliações, o Canil passou a contar com quase 40 baias para cães, área específica para os gatos e melhorias para o acolhimento de equinos, muares e bovinos recolhidos em vias públicas.
      Desde 2021 até o momento, foram chipados 780 animais de grande porte recolhidos em áreas públicas. Contabilizadas 10.500 castrações gratuitas de cães e gatos, cujo serviço está em andamento, em duas clínicas credenciadas pelo município.
      A unidade conta também com o VetMóvel para o atendimento de animais atropelados, debilitados e em situações de maus-tratos, além de convêno com o Hospital Veterinário da Unifran.
      O Canil Municipal está localizado no bairro City Petrópolis, na rua José Gianesella, 415 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30.
      O telefone para mais informações (16) 3703-9389, que também é WhatsApp.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais