Email  

Notícias

Equipes de limpeza têm trabalho dobrado após temporal

 
     A Secretaria de Meio Ambiente reforçou nesta segunda-feira, as equipes de limpeza que atuam nos serviços de rotina para manter a cidade livre das folhagens que, geralmente, tomam conta das praças, avenidas e demais espaços públicos nos finais de semana, quando esse trabalho fica suspenso. O volume de resíduos encontrados nas vias públicas aumentou consideravelmente, em decorrência do forte vendaval no final da tarde de domingo, trazendo para a área urbana junto com a poeira, muitas fuligens das queimadas oriundas da zona rural, que circunda a cidade.
     Foram feitas também intervenções pontuais na tarde e noite do próprio domingo, em apoio a Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal, em decorrência de queda galhos de árvores em vias públicas, porém sem o registro de vítimas.  Ao reforçar o quadro de colaboradores nesse processo de varrição e recolha das folhagens, por conta do temporal, as equipes da Prefeitura, preventivamente, têm a preocupação de evitar que esses resíduos sejam arrastados para as bocas de lobo e obstruam as redes de galerias.
     Nas principais praças do centro da cidade, desde as primeiras horas, homens e mulheres realizavam a varrição e os caminhões, o recolhimento de parte dessa sujeira. Devido a quantidade de materiais, foi traçado um cronograma de trabalho que segue pelos próximos dias. Outra orientação aos moradores é para que cada um auxilie como puder, por exemplo, ao notar amontoados de folhas na calçada ou nas grades das bocas de lobo, em frente suas casas, é que recolham, coloquem em um saco plástico e deixem para ser recolhido pelo serviço de coleta.
 

Fussol abre vagas para cursos de Designer de Sobrancelhas e Depilação

Sobrancelhas2 
     O Fundo Social de Solidariedade está com inscrições abertas para os cursos de Designer de Sobrancelhas e Depilação. Serão disponibilizadas 40 vagas, sendo 20 para cada capacitação, que contará com aulas presenciais. Poderão se inscrever homens e mulheres, a partir dos 18 anos. 
     Para o curso de Designer de Sobrancelhas, os alunos aprenderão desde o atendimento personalizado, conduta profissional, assepsia e preparação da pele, uso correto do paquímetro até depilação das sobrancelhas com pinça, cera, navalha e finalização com ou sem henna. As turmas serão em dois períodos, de manhã das 8 às 12h ou à tarde das 13 às 16h30, todas as segundas e quartas-feiras, com início no próximo dia 4. 
     No curso de Depilação, os interessados irão aprender sobre a preparação e assepsia da pele, uso de cera hidrossolúvel, de breu e de perna, uso correto dos aparelhos depilatórios e EPI’s (Equipamento de Proteção Individual). O início das aulas será no próximo dia 5, todas as terças e quintas-feiras, com turmas no período da manhã, das 8h às 12h e à tarde das 13h às 17h. Todos os cursos possuem certificado ao final.
     Os interessados poderão se inscrever no site da Prefeitura pelo programa “Caminho para o Emprego”, através do link https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml . As informações solicitadas deverão ser preenchidas corretamente. 
     O Fussol tem proporcionado à população, regularmente cursos de capacitação profissional, como forma de redução das pessoas em vulnerabilidade social e incentivo de desenvolvimento pessoal e financeiro. 

Alunos do Centro Municipal de Xadrez conseguem bons resultados em MG

WhatsApp Image 2021 09 27 at 08.37.09 
     Aconteceu neste fim de semana, o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2021, em Caxambu, Minas Gerais. Ao todo, participaram das competições, 10 atletas, alunos de Franca, com idades de 10 a 17 anos. Destes, quatro alcançaram uma classificação na competição. 
     O aluno Ravy Diniz ficou em 3° lugar na categoria sub-12 e na categoria feminina, a vice campeã foi a francana Larissa Vitória Xavier, na sub-15, junto com as meninas, Maria Cecília Alves, vice-campeã e Maria Luiza Bernardino, como 3° colocada no sub-16. 
     A FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) oferece à população, várias modalidades esportivas gratuitas, entre elas estão as aulas de xadrez e damas iniciadas neste ano para crianças e adultos, com idade mínima de 7 anos.  As aulas são ministradas no Centro Municipal de Xadrez, localizado no Complexo Poliesportivo, na antiga sala da Divisão de Esportes. Atualmente, este programa atende cerca de 130 alunos, com aulas de segunda a sábado, em horários alternados, nos períodos da manhã, tarde e noite. 
     Leonardo Arduini, um dos professores neste projeto, comenta que o objetivo de estender os horários, com a inclusão de aulas no período noturno, foi para melhor atender tanto os interessados na modalidade, quanto suas famílias, buscando incentivar a visitação dos mesmos ao local pois, enquanto os alunos participam das aulas, os responsáveis podem praticar esportes.
     Os interessados em participar das aulas de xadrez poderão se inscrever, diretamente, no site da Prefeitura pelo link https://www.franca.sp.gov.br/pmf-esporte/paginas/publica/cadastro_interessados.xhtml ou comparecerem ao Centro Municipal de Xadrez, que fica na rua dos Pracinhas, 510, Residencial Paraíso, de segunda a sexta-feira, das 16h às 21h. 

Programa "Minha Chance Jovem" oferece ações para a erradicação do trabalho infantil

DSC 8822 
     O prefeito Alexandre Ferreira apresentou na manhã desta sexta-feira, 24, o Programa "Minha Chance Jovem", que consiste em um conjunto de ações para o enfrentamento ao trabalho infantil, envolvendo as secretarias de Ação Social, Educação, Saúde, Desenvolvimento, Esporte e Cultura.
     Alexandre Ferreira informou que o programa foi criado, tendo em vista, um levantamento feito pelo Serviço de Abordagem Social, que identificou 195 situações de exploração de trabalho de crianças e adolescentes, principalmente, nos semáforos das principais avenidas da cidade. 
     O chefe do Executivo explicou que as ações serão desenvolvidas para a identificação, defesa e proteção social de crianças e adolescentes em situação de exploração do trabalho infantil, provimento para o fortalecimento das famílias, desenvolvimento da mobilização social, além da oferta de oficinas, cursos de qualificação e transferência de renda. 
     O programa contempla ainda o pagamento temporário de um auxílio no valor de R$ 300,00, mensais por um período de até quatro meses. A transferência do benefício é condicionada a frequência do jovem à escola e a participação nos cursos de qualificação e aprendizagem. O projeto de lei que institui o programa foi encaminhado para a Câmara Municipal, em regime de urgência, para a apreciação dos vereadores na sessão ordinária da próxima terça-feira, 28.
     Poderão participar do Programa "Minha Chance Jovem", adolescentes com idade igual ou superior a 14 anos até 18 anos incompletos, desde que se enquadrem nos critérios estabelecidos pela legislação, como residir em Franca, ser membro de família com renda per capita até meio salário mínimo; estar em situação de exploração pelo trabalho infantil, cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade, liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade, medida protetiva de acolhimento institucional, familiar e medida protetiva aplicada pelo Conselho Tutelar.
     Serão priorizados os adolescentes que vivenciam a situação de exploração pelo trabalho infantil, principalmente nas piores condições, de acordo com a Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil – Lista TIP, conforme decreto Federal nº 6.481 de 12 de junho de 2008, precedidas pelo maior número de vulnerabilidade e/ou risco social elencadas nos critérios previstos neste artigo. O programa contará com a gestão de uma Comissão Interproteções – envolvendo profissionais das redes de Proteção Social Básica e Especial do SUAS, que será nomeada pelo prefeito.
     Segundo o projeto de lei, caberá a Secretaria de Ação Social, por meio dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), a avaliação da  situação de vulnerabilidade e ou risco social, recomendando a inclusão no programa.
     O descumprimento das exigências pelo beneficiário resultará em reavaliação da permanência no programa. Os desligamentos serão imediatamente comunicados a Comissão Interproteções, com parecer técnico.       A vaga poderá ser preenchida a qualquer tempo, ficando o período de permanência condicionado a vigência do programa.
     O Programa 'Minha Chance Jovem" terá vigência vinculada à duração do estado de calamidade pública provocado pela pandemia da Covid-19. "Através de um diagnóstico, estamos criando o programa para tirar as pessoas da condição de vulnerabilidade social, tirar elas das ruas, oferecer emprego, qualificação, melhor qualidade de vida e um futuro melhor", garantiu o prefeito.


Ações
     Além do auxílio de R$ 300,00, mensais, os adolescentes e suas famílias terão atendimento prioritário no SUS, poderão participar de cursos de qualificação, inclusive com transporte gratuito, podendo ser encaminhados para as vagas de aprendizagem, por meio de convênios com empresas parceiras, além de oficinas e atividades esportivas e culturais, como aulas de acordeon, violão, atletismo, basquete, capoeira, ciclismo, dama, futebol e ginástica, por exemplo.
     As crianças e adolescentes, em situação de trabalho infantil, terão prioridade nas ações de reforço escolar nas escolas municipais, que irão ajudar em campanhas informativas à população.
     Durante o evento, o prefeito Alexandre Ferreira anunciou a ampliação de vagas nos núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e ressaltou que as situações identificadas de exploração pelo trabalho infantil serão encaminhadas para os Ministérios Públicos da Infância e Juventude e do Trabalho, com responsabilização legal dos aliciadores. 
 

Prefeitura divulga classificação final do Processo Seletivo para estagiários

diario 2709 
     A Prefeitura de Franca publicou no Diário Oficial desta sexta-feira, dois editais relacionados ao Processo Seletivo 03/21, para o cadastro reserva de estagiários, sendo um de classificação final dos 967 aprovados e outro de homologação do concurso. 
     A contratação dos estudantes classificados será mediante as demandas de trabalho das secretarias e disponibilidade orçamentária.
     O Processo Seletivo, conduzido pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos, tem validade de seis meses, prorrogável por igual período. Isso significa que os candidatos aprovados poderão ser chamados dentro desse período. Já o prazo de contrato daqueles estagiários que forem contratados, será de no máximo um ano, prorrogável por período idêntico, a critério das partes, não podendo o tempo integral exceder 2 anos, sempre limitado ao término ou interrupção do curso.
     São oferecidas duas opções de carga horária, com quatro e seis horas diárias, com o pagamento de uma bolsa auxílio, respectivamente, de R$ 661,61 e R$ 992,61, sem contar o auxílio transporte correspondente a 50 passes/mês.
     O edital completo com as orientações gerais pode ser consultado em www.franca.sp.gov.br/diariooficial .

Av. Alagoas sofrerá interdição parcial na segunda-feira

transito placas 
     A Secretaria de Segurança informa que haverá uma interdição parcial de tráfego na avenida Alagoas, no Jardim Paulista, na próxima segunda-feira, 27. Isso em razão de obras no sistema de abastecimento de água, conforme solicitação encaminhada por uma empresa prestadora de serviços à Sabesp.
     A interdição será necessária para garantir a segurança dos trabalhadores e pedestres no local. A intervenção na rede de água será feita entre às 7h30 e o meio dia, cabendo a empresa solicitante, a responsabilidade, conforme prevê o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), de promover a sinalização nas imediações e retirá-la, tão logo, os serviços sejam concluídos.
     De acordo com a Secretaria de Segurança, as obras serão executadas próximo ao número 750 e os desvios ocorrerão a partir dos cruzamentos com as ruas Washington Luiz e Cruz e Souza.

Banco do Povo disponibiliza linhas de crédito para Produtores Rurais e Empreenda Mulher

banco povo 
     A unidade de Franca do Banco do Povo Paulista está com linhas de crédito disponíveis para pessoas físicas e jurídicas, afim de incentivar investimentos e melhorias aos empreendedores, fornecendo possibilidades para pagamento em até 48 meses e juros baixos. 
     Para produtores rurais, formalizados com CNPJ, está disponível o limite de crédito de até R$ 21 mil, com prazo máximo de pagamento em 36 meses e 0,35% ao mês de juros. No caso de produtores rurais informais, a linha de crédito é de R$ 15 mil, com juros de 1% ao mês e prazo máximo de 24 meses. 
     Além destas, existe também a linha de crédito disponível no Empreenda Mulher para pessoas que trabalham formal ou informal, com limite de R$ 5 mil a R$ 21 mil. 
     Os pré-requisitos para a solicitação das linhas de créditos são possuir um empreendimento formal com CNPJ ou informal na cidade, não ter pendências no SERASA ou CADIN, possuir capacidade de pagamento para o financiamento e apresentar as documentações exigidas, em cada caso específico da solicitação. 
     O Banco do Povo é um programa de microcrédito, que tem por objetivo, promover o desenvolvimento socioeconômico, gerando a criação de novas oportunidades, além de obter a menor taxa de juros entre as instituições financeiras do país.  Ainda neste ano, foram disponibilizados R$ 1.411.574,16 para 105 empreendedores francanos e desde que o Banco do Povo foi fundado, em 1.999, foram disponibilizados R$ 34.987.071,07 na cidade, alcançando 7.415 empresas. 
     Para atender os empreendedores interessados em solicitar créditos, o Banco do Povo de Franca disponibiliza os canais on-line para atendimento: e-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  e orientações pelos telefones: (16) 3723-8233 (WhatsApp) / 3711-9837 / 3711-9838, com funcionamento das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais