A Plataforma Educacional Cliquescol@ disponibiliza em um só lugar e de maneira totalmente gratuita, links de diversos softwares e jogospedagógicos personalizados englobando todo o Currículo do infantil ao 5º ano para fornecer um suporte de apoio ao educador a qual terá a opção de incrementar e enriquecer seu plano de aula, unindo a parte lúdica dos mais de mil jogos pedagógicos contemplados na Plataforma e o uso das mais diversas ferramentas tecnológicas existentes nas Unidades Escolares para sistematizar os conteúdos trabalhados em sala de aula e ainda disponibilizar o seu acesso 24h para os alunos.
Além disso, essa Plataforma Educacional tem como objetivo secundário, porém não menos importante, propiciar aos alunos a digital através inclusão da introdução, contato e domínio dessas tecnologias.
A Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo ações para incorporação das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede. O Projeto Cliquescola foi elaborado para oferecer suporte ao educador, através jogos e softwares pedagógicos no formato OFFLINE. O fato das tecnologias estarem presentes em todos os setores da sociedade constitui um justo argumento para sustentar sua necessidade na escola e na educação. Educação e tecnologia são ferramentas que propiciam ao sujeito a construção do conhecimento de forma significativa, criativa e inteligente. Os jogos e softwares contidos no Cliquescola são um recurso a mais para os professores na elaboração de suas aulas, articulando o currículo com o laboratório de informática, cujo objetivo é favorecer o processo de ensino e aprendizagem, buscando elevar cada vez mais a qualidade de ensino oferecido nas escolas municipais de Franca.
Atualmente a humanidade vive um contexto social marcado pela globalização e o domínio das tecnologias nos mais diversos setores de nossa sociedade. Além disso, percebemos nitidamente que os softwares educacionais são muito fascinantes e ricos, estimulando o raciocínio,o aprendizado e influenciando educandos de todas as idades por todo o mundo...
Assim esse projeto foi elaborado, reunindo em um só lugar através de links offline, diversos softwares e jogos educativos disponibilizados em milhares de sites da Internet e outros especificamente de autoria dessa divisão para fornecer um suporte de apoio ao educador a qual terá aopção de incrementar e enriquecer seu plano de aula, unindo a parte lúdica dos softwares pedagógicos e o uso das mais diversas ferramentas tecnológicas existentes nas Unidades Escolares aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Além disso, esse projeto ainda tem por objetivo secundário, porém não menos importante, de propiciar aos nossos alunos a inclusão digitalatravés da introdução, contato e domínio dessas tecnologias.
Obs: O Cliquescola foi testado com sucesso no Windows XP e 7 com o navegador Mozilla firefox e os complementos flash player e java atualizados.
PÚBLICO ALVO : Alunos matriculados nas Unidades Escolares da rede municipal de ensino do município de Franca-SP.
TEMA : Educação pública municipal X Laboratórios de Informática.
DELIMITAÇÃO DO TEMA : Vivenciamos atualmente um grande avanço na globalização e área tecnológica, sendo assim, percebemos ser de grande importância inclusão do ambiente tecnológico na estrutura das escolas para melhor contextualização, aprendizagem e aprimoramento dos educandos.
JUSTIFICATIVA : Um dos desafios deste novo milênio é a democratização e a interação tecnológica, possibilitando o desenvolvimento de toda sociedade frente às novas tecnologias. Faz-se, portanto, necessário vincular um responsável com experiência na área de informática e proporcionar a inclusão digital aos alunos atendidos na rede pública municipal de Franca-SP, colocando os laboratórios de informática das Unidades Escolares em efetivo funcionamento.
O computador é uma poderosa ferramenta, ocupa um lugar importante em nossa vida diária e para os profissionais que atuam na educação, pois é utilizado nas mais diversas tarefas, desde pesquisas pedagógicas à realização de atividades e entretenimento.
Devemos visualizar o computador como um meio didático. De fato, ele representa facilidade para simular situações, fenômenos e animações, tornando-se uma ferramenta atrativa e eficaz no processo ensino e aprendizagem.
Através da inclusão digital permitimos que todos tenham acesso ao computador, tanto pessoas de baixa renda, como pessoas com alguma necessidade especial, entre outros.
Para que aconteça a interação dos alunos com o ambiente tecnológico na escola, se faz necessário um profissional para auxiliar o professor que faz o papel de mediador, para que ambos facilitem e proponham novos desafios, estimulem os alunos, contribuam no processo investigatório dos conceitos trabalhados, fazendo as intervenções necessárias e propondo atividades aos alunos tornando assim a pratica pedagógica mais prazerosa e significativa, despertando o gosto pelo saber, melhorando a sua autoestima, sentindo-se sujeitos do processo de ensino aprendizagem.
No ambiente tecnológico os alunos visualizam novas formas de aprendizado, utilizando acessórios de informática convencionais como: mouse,teclado, fone de ouvido, entre outros acessórios específicos.
Além de que as tarefas desenvolvidas no Cliquescola dão continuidade aos conteúdos da sala de aula, trabalhando assim os conceitos essenciais e as partes artísticas. Utiliza-se de softwares e jogos educativos abrangendo os quatro eixos da matemática, desenho e pintura, alfabetização, produção textual, raciocínio lógico, entre inúmeros outros, proporcionando assim o aprendizado e o desenvolvimento dos educandos.
Através do laboratório de informática o aluno tem acesso a tudo que acontece no mundo atual. A ideia fundamental de inclusão digital é a de adaptar o sistema escolar às necessidades e anseios dos alunos.