ESCOLA: Escola Municipal de Educação Básica Profº César Augusto de Oliveira
ENDEREÇO: Avenida Major Elias Mota, 1830.
BAIRRO: Jardim Brasilândia.
MUNICÍPIO: Franca/SP
CONTATO: (16) 3706-7630
CÓDIGO CIE: 073885
E-MAIL: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em 2023, a equipe gestora era composta pelos seguintes profissionais:
DIRETORA DE ESCOLA: Daniela Paula de Andrade Carrijo Silva
COORDENADORA PEDAGÓGICA: Andreia Mara Braguim
PEDAGOGA: Simone Maria Rosa Alqualo
ORIENTADOR EDUCACIONAL: Maria Carolina Avila
ASSISTENTE SOCIAL: Lucineia Silva Sartori Coelho
PSICÓLOGO: Oiter Cassiano Marques
A unidade escolar foi inicialmente denominada Escola Municipal de 1.º Grau e Ensino Supletivo do Jardim Brasilândia pela Lei n.º 4614 de 10 de outubro de 1995. Em 12 de dezembro de 1995, pela Lei n.º 4647, passou a denominar-se Escola Municipal Professor César Augusto de Oliveira, em atendimento a um projeto de lei de autoria do vereador Marcos Antônio Faleiros.
Em sete de fevereiro de 1996 foi autorizado seu funcionamento pela Portaria n.º 226/96 publicada em 16 de fevereiro de 1996, no DOE, e instalada em 1º de março de 1996 em prédio construído pela Prefeitura Municipal de Franca, contando com 10 salas de aula. Mais tarde, em 2000, teve seu número ampliado para 14 salas, que vieram a beneficiar toda a comunidade do Jardim Brasilândia e bairros adjacentes.
O prédio onde funciona a escola foi construído pela Prefeitura Municipal de Franca, em terreno próprio. Possui dois pavimentos em boas condições estruturais e de conservação.
São ao todo 13 salas de aula, quatro sanitários para alunos – dois femininos e dois masculinos -, estando localizados no térreo e no primeiro andar, dois sanitários para professores e administração, três almoxarifados, um arquivo, uma cozinha, uma despensa, uma sala para orientação, uma sala para atendimento pedagógico, uma sala para a coordenação pedagógica, uma secretaria, uma sala de recursos, uma sala para professores, uma sala para direção, uma sala para inspetoria, uma sala de artes, uma sala de música, uma sala de leitura, um refeitório, um pátio coberto e uma quadra de esportes coberta.
A escola funciona em 2 (dois) turnos: manhã e tarde, abrangendo os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º, 4º e 5.º anos) e Educação Infantil (Fases I e II).
Foto 1: Senhor Joel, irmão do Profº César Augusto de Oliveira (Patrono)
Foto 2: Patrono Profº César Augusto de Oliveira em visita à Unidade Escolar em 2023, ao lado da Daniela Carrijo (Diretora da Escola) e Profª Ana Maria Moreno.
O professor César Augusto de Oliveira teve uma vida recheada de trabalho, esforço, dedicação, força de vontade, garra e, sobretudo, amor. Nascido em Franca/SP no dia 9 de novembro de 1959, filho de Eurípedes Theodoro de Oliveira e Zenaide Barbosa de Oliveira, teve como irmãos: Almir Barbosa de Oliveira, Douglas Barbosa de Oliveira, Joel Barbosa de Oliveira, Percival Barbosa de Oliveira e Mateus Barbosa de Oliveira.
César Augusto concluiu o pré-primário na EEPG Professora Amália Pimentel em 14 de dezembro de 1969, recebendo juntamente com o diploma, um certificado de “Honra ao Mérito” oferecido pelo Rotary Club de Franca – Oeste, pela classificação em 1.º lugar no curso primário. Em 1973 concluiu o 1.º Grau na EEPSG David Carneiro Ewbank onde, em 1976, concluiu também o 2.º Grau.
Em 1977 transferiu-se para o Paraná onde cursou psicologia na Universidade Estadual de Londrina, sendo-lhe conferido, em sete de agosto de 1982, o título de psicólogo, recebendo, desde aí, convite para ministrar aulas na Universidade Estadual de Maringá, onde se efetivou ao ser aprovado em concurso unificado para professores não titulares em sete de outubro de 1982. Por ocasião de sua formatura escreve a seus pais:
“Pai e Mãe. Venci a primeira grande batalha da vida. Estou mais madura, escolado, sabido até... Mas jamais seria o que sou se vocês não fossem o que são... Os pais mais incríveis que a Divina Providência poderia me dar. A vitória é vossa. Eu os amo. César.”
Em 1984, através da Universidade Estadual de Maringá, ingressou na Pontifica Universidade Católica em São Paulo para o curso de Pós-Graduação, onde deu continuidade a seus estudos conquistando em janeiro de 1992 o título de “Mestre em Psicologia: Psicologia Clínica”.
Por sua formação catedrática, foi promovido Coordenador de Colegiado do Curso de Psicologia, sendo este seu último cargo na Universidade. Além de suas atividades pedagógicas, tinha também seu consultório onde atendia cerca de 60 pacientes/mês.
No campo social foi membro ativo do Movimento de Mocidades Espíritas do Estado de São Paulo. Desde os cinco anos participou da Evangelização Infantil da Liga Espírita D Oeste, onde ingressou para a Mocidade Espírita Bezerra de Menezes, em meados de 1974, criando desde então, a comemoração do aniversário da MEBEME, evento que se realiza até hoje. Foi também, criador do GEFA (Grande Encontro de Final de Ano) que reúne os jovens de todas as mocidades espíritas de Franca.
Faleceu em 10 de janeiro de 1994, aos 35 anos, vítima da ignorância e pobreza de espírito de três jovens que o assaltaram no intuito de roubar-lhe o carro. Nesse momento encerra-se a vida de um filho dedicado, um irmão valoroso, companheiro, trabalhador incansável pelo bem do próximo. Fica para nós um exemplo de trabalho, esforço, dedicação, amor ao próximo e saudade.
A comunidade em que a Unidade está inserida, na sua maioria, é participativa, principalmente em reuniões de pais, ocorrências e eventos promovidos pela escola.
Podemos dizer que as famílias apresentam diferenças marcantes no que se refere à sua estrutura familiar e social. Vivenciamos realidades distintas, que podem ser observadas com clareza nos períodos de aulas. Enquanto no período matutino atendemos também alunos provenientes da zona rural, no período vespertino as crianças são, em sua maioria, oriundas dos arredores da Unidade Escolar.
A escola atende alunos com faixa etária entre 4 e 11 anos, sendo habitantes da zona rural e urbana.
Sabendo das necessidades que esta faixa etária apresenta, nosso trabalho visa ao desenvolvimento de habilidades e competências, promovendo assim, o crescimento integral das crianças (físico, psicológico, social, intelectual e cultural).
Na relação família e a escola, hoje, é imprescindível que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir: a educação integral do aluno. Para que isso ocorra devemos ressaltar que cada um deve fazer a sua parte. O ideal é que família e escola
tracem metas conjuntas que propiciem ao aluno uma segurança na aprendizagem e assim, uma garantia de formar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade das situações que surgirão na sociedade ao longo do tempo. Neste contexto, a participação da comunidade na vida cotidiana da escola se faz de suma importância; devendo ser organizada formalmente a partir de ações e projetos específicos que contenham objetivos claros e seja capaz de promover um senso de responsabilidade com a instituição escolar.
Assim, lembramos que em nossa escola, a participação efetiva e contínua de pais, mães e/ou responsáveis ocorre no dia a dia, a partir da presença dos mesmos nos eventos, nas conversas com professores e equipe escolar, nas festas e em tudo que a escola necessita durante o ano letivo. Além disso, podemos citar o compromisso que possuem com a APM e com o Conselho de Escola, ajudando a promover uma gestão democrática e participativa, desde a elaboração do Projeto Político-Pedagógico às decisões cotidianas e eventos culturais.
Apesar disso, ainda há muito que se fazer para otimizar e viabilizar a efetiva parceria entre comunidade/escola/família. Estes últimos precisam compreender que apesar de serem instituições diferentes, educam a mesma criança e estão inseridos em uma sociedade; que só tem a ganhar com uma educação que se constrói pela ação conjunta.
Avenida Major Elias Mota, 1830 – Jd. Brasilândia – CEP 14402-310 - Franca/SP
Telefone: (16) 3706-7630 | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.