Email  

EM PROFª MARIA HELENA ROSA BARBOSA

Tamanho da letra:

2018 07 26 original

A Escola Municipal Professora Maria Helena Rosa Barbosa foi fundada em 1.989, mediante a necessidade de expansão da rede de Ensino Supletivo Municipal de Franca, para atender a demanda de alunos e setores da cidade - neste caso, a região norte - desprovida de atendimento dessa modalidade de ensino.

Inicialmente, a unidade escolar seria instalada, provisoriamente, em prédio próprio da Prefeitura Municipal de Franca, localizado no Jardim Redentor, na Rua João Francisco Murzi, 5210. Porém, até os dias de hoje a escola se encontra sediada no mesmo endereço. A Secretaria de Educação do município de Franca, por meio do encaminhamento da documentação ao Conselho Estadual de Educação, visando autorização para a instalação e funcionamento da Escola, obteve resposta em 28 de dezembro de 1989. Nesse dia, foi publicado, pelo Secretário de Educação do Estado de São Paulo, no D.O.E., a autorização da instalação e funcionamento da Escola Municipal de 1º Grau Professora Maria Helena Rosa Barbosa, com Curso Supletivo modalidade Suplência I e II - Alfabetização e Fundamental de 1ª à 4ª. Contava, nessa época, com quatro salas de aulas, uma secretaria, sala para os professores, para a direção, cozinha e banheiros.

As aulas de Educação Física eram realizadas na EEPSG Torquato Caleiro. Devido à distância, problemas de locomoção e gastos com transportes coletivo, em 1991, os alunos fizeram um abaixo assinado e solicitaram ao prefeito a construção da quadra de Esportes da referida Escola. Em 1992, foi aprovada a ampliação do prédio com a construção de dois pavimentos de salas de aulas.

A Secretaria de Educação, Esportes e Turismo da Prefeitura de Franca, órgão responsável pelas Unidades municipais de Ensino, em 1º de julho de 1994, determina a mudança de denominação da Escola Municipal de 1º Grau Professora Maria Helena Rosa Barbosa e autoriza o funcionamento do Curso Supletivo de 2º Grau, passando, portanto, a chamar-se Escola Municipal de 1º e 2º Graus Professora Maria Helena Rosa Barbosa.

Nos anos de 2006/2007, o prédio passou por nova reforma, na parte administrativa, para adequação do espaço físico e melhor atendimento ao público alvo. Por volta de 2008, a presente unidade escolar deixou de oferecer alfabetização para a comunidade.

Considerando o que fica estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que as denominações das unidades escolares não devem constar o nível de ensino, em abril de 1999, a Secretaria Municipal de Educação decreta que a referida escola, fica assim denominada: Escola Municipal Professora Maria Helena Rosa Barbosa.

Desde 1990, o prédio da Escola é compartilhado entre Município e Estado, sendo que os investimentos são feitos por ambos, visando o benefício da população. Fizeram parte da direção da escola: professor Dorival Pugliesi, primeiro diretor, seguido por Maria das Graças Maiote José (in memoriam), professora Eliana Maria Cruz Abrão Elias (in memoriam), professora Ademilde Teresa de Oliveira, professora Edna Sebastiana da Silva Chaves, professora Marlene Aparecida de Freitas Pinheiro, o professor Marco Antônio Martins e o professor Leandro Jorge da Silva. Atualmente a escola não tem diretor (a).

Em 2023, a Escola Municipal contava com um time de profissionais capacitados na gestão, entre eles a coordenadora - Nathalia da Silva Marques e mais 20 professores, são eles Adauto Abel Maurício, Andreza Soares de Oliveira, Driely Turi Ursini, Euclides Marques, Fabrício Nicula Cintra, Fátima das Dores Silva Fonseca, Felipe Dadonas de Miranda, Fernanda Augusta de S. M. Monteiro, Jair Rosa Júnior, Jorge Carlos Ferreira Donadeli, José Cláudio Dias da Silva, Juliana Ferreira e Silva, Juvêncio Doniseti do Prado, Ivan Carlos Storti, Maura Sebastiana da Silva Argenti, Marco Antônio Martins, Marco Antônio Soares da Silveira, Marcos Luís de Freitas, Marcos Vinícius Prazeres, Naíma Borsari e na equipe do administrativo Dorotéia Pereira Lima Silva, Marcela Massuda, Solange Aparecida Vieira Barbosa. Thays Januário (terceirizada).

icon patronesse 08

Maria Helena Rosa Barbosa nasceu em 12 de fevereiro de 1922, em Restinga, na época pertencente ao município de Franca. Filha de Odorico Barbosa e Brasilina Rosa Barbosa realizou o curso ginasial no Colégio Campineiro (Internato para moças), em Campinas/SP, em 1.938. Foi normalista - formada na Escola Normal de Franca em 1.946 - e cursou a Escola Superior de Educação Física, em São Paulo, formando-se em 1.941. Estudou no Conservatório Musical Jesus Maria José, de Franca, sendo habilitada para o Ensino de acordeão, formada em 1.958. Fez vários cursos de aperfeiçoamento em Educação, além disso, foi também a primeira aviadora de Franca. Começou sua vida profissional em Franca, porém trabalhou também em Penápolis/SP, foi professora efetiva da Escola Industrial Dr. Júlio Cardoso e no Colégio Estadual e Normal Torquato Caleiro, de Franca. Foi inspetora da Delegacia Regional, nas áreas de Educação Física e Esportes de Franca. Em 1.966, foi transferida para o Colégio Padre Francisco João de Azevedo em São Paulo - Capital, onde foi readaptada, em 1972, por problemas de coluna. Como professora, foi inovadora e ganhou diversos concursos com suas alunas. Foi casada duas vezes, não teve filhos. Com seu primeiro marido e um irmão fundaram a Usina de Leite Jussara, que continua com seus sobrinhos até os dias atuais. Faleceu em dezembro de 1.988, de maneira trágica (queimada) na cidade de São Paulo.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais