Curso: Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio
Modalidade: Educação de Jovens e Adultos
As Escolas Municipais de Educação de Jovens e Adultos ministram o Ensino Fundamental e o Ensino Médio de acordo com os currículos constantes da sua proposta pedagógica. O Ensino Fundamental, com duração de quatro anos, é oferecido em regime de progressão continuada e organizado em dois ciclos na seguinte conformidade:
I - Ciclo I : Projeto AJA ( Alfabetização de Jovens e Adultos )
II - Ciclo II: 1º ao 4º Termo – 1620 hora
III - Ensino Médio - 1500 horas
O Ensino Médio será desenvolvido em quatro séries, oferecido em regime de progressão parcial, correspondendo cada série a um semestre letivo, totalizando dois anos de duração.
Objetivando a alfabetização de adultos, desde a década de trinta, no período noturno, cursos especiais mantidos pela Prefeitura Municipal de Franca. Estes cursos eram ministrados no prédio do GESC “Cel. Francisco Martins”.
Em 1957, o Prof. Sidney Rosa do Nascimento, diretor do GESC Cel. Francisco Martins e Auxiliar de Inspeção, visitando as classes municipais noturnas e notando o caráter esparso de sua localização, passa a incentivar o agrupamento das mesmas e fornecer local para que elas possam funcionar de maneira mais racional e eficiente: as instalações do seu Grupo Escolar, no período noturno.
Tempos depois, o vereador João Cândido Falleiros, conhecido mestre, após entendimento com o Prefeito Hélio Palermo, apresentou um Projeto de Lei na Câmara Municipal propondo a criação do Grupo Escolar, o qual foi aprovado, tornando-se lei sancionada e promulgada pelo prefeito.
Na verdade, a demanda sempre crescente por vagas e o aumento do corpo discente, estimularam a aprovação da Lei n° 1.302 de 29/04/1965, a qual veio estruturar legalmente o “Grupo Escolar Municipal Noturno”, um dos primeiros do gênero a ser instalado no interior paulista, sob a direção do Prof. Herval Aurélio Marconi.
Passa a contar, a partir desta data, com cinco classes do 1° ao 5° ano (este último correspondendo ao chamado Curso de Admissão ao Ginásio). Até 1971, a escola ocupava as instalações do GESC “Cel. Francisco Martins”. Nessa época, surge um grande problema: o prédio não estava comportando o número de alunos.
Graças aos esforços do diretor, Prof. Herval Aurélio Marconi, todos os alunos foram atendidos: três classes funcionavam no GESC “Cel. Francisco Martins”, sete classes na escola “Dante Guedine” e duas classes na escola “Homero Alves”, todas no período noturno. Essa situação perdura até junho de 1972. A partir de agosto, nove classes passam a funcionar no prédio do antigo Sanatório Santana. Novas dificuldades surgem: muitos professores não aceitam lecionar nas novas séries, optando pelas escolas estaduais, julgando terem maior estabilidade e segurança, sobretudo sob o aspecto econômico. Uma figura então se destaca junto à do diretor e da Orientadora Pedagógica (Prof.ª. Bernadete Haber de Sousa): é a Prof.ª. Rita Lúcia Beghelli que, nomeada Orientadora Pedagógica pela Resolução 02/72 de 10/02/72, desdobra-se para que a escola funcione a contento: desempenha funções de servente, inspetora de alunos, secretária além, naturalmente, das funções inerentes ao seu cargo.
A partir de 1973, passa a Escola Municipal Noturna do 1° Grau “Prof. Antônio Sicchierolli” a funcionar em seu atual prédio, sito à Rua Prof. Laerte Barbosa Cintra, n° 929 (antiga voçoroca da Rua Manoel Valim), no bairro Jardim América, construído na gestão do prefeito Dr. José Lancha Filho e inaugurado em 30 de janeiro de 1973.
Fonte: Arquivo da escola. No centro Antônio Sicchierolli, na Escola Normal Livre em 1932
Nascido a 24 de setembro de 1901, na cidade de Patrocínio Paulista, transferiu-se para Franca ainda criança, dedicando-se aos estudos. Mais tarde, ingressou como contador na Coletoria e Caixa Econômica Estadual, que funcionavam anexas. Amante da música dedicou-se a ela com interesse e amor. Mais tarde formou-se professor.
Nos fazeres escolares, se dedicou de tal forma que sentiu a necessidade de criar, em Franca, uma escola de formação de professores. Surge, então, a “Escola Normal Livre de Franca”, hoje EE. Torquato Caleiro.
Em 1932 obteve, por concurso, a cadeira de Matemática, na escola que ajudou a criar. Exímio executante de clarineta e violino, fez parte de diversas orquestras, alegrando as noites de espetáculo no Cine Santa Maria, quando o cinema era mudo. Escreveu diversas músicas, entre elas: Eterna lembrança e a memorável Leda. Editou, também, a revista “Princesa D”Oeste”.
Casado com a Senhora Nadir de Oliveira teve dois filhos: Eurípides e Leda. Enviuvando-se, contraiu novas núpcias com a Sra. Jacy de Oliveira, com quem teve um filho: Acrísio. Antônio Sicchierolli faleceu aos 32 anos de idade, no dia 09 de março de 1933. Foi pensando em homenagear tão ilustre cidadão que a Escola Municipal Noturna escolheu seu nome para patrono, honrando, assim, um músico, um chefe de família e um professor que muito fez pelo ensino de Franca.
O prédio escolar sempre foi utilizado por duas instituições educacionais. Até 1987 funcionava no período diurno o SESI e a partir de 1989 até hoje a EE. Capitão Pinheiro de Lacerda, mantida pelo Governo do estado de São Paulo, funcionando no período diurno, e a EM Professor Antônio Sicchierolli, mantida pela Prefeitura Municipal, com funcionamento nos períodos vespertino (só administração) e noturno (com alunos, na modalidade Educação de Jovens e Adultos).
A conservação em geral é razoável. Por tratar-se de uma construção de grande porte, são muitas as despesas para limpeza, manutenção e conservação do imóvel, nem sempre havendo recursos financeiros para todas as intervenções necessárias.
O prédio escolar ocupa uma grande área e possui, nos fundos, grande extensão recoberta por árvores que sustentam o terreno. Tratando-se de áreas de difícil acesso.
EM Prof. Antônio Sicchierolli
Rua Prof. Laerte Barbosa Cintra, 929 – CEP 14401-269
Telefone: (16) 3723-9219 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.