Antigo Novo  Fotos Oficiais 

EMEB RUBENS ZUMSTEIN

Tamanho da letra:

icon 07
2021 05 17 original
A escola iniciou suas atividades no dia 22 de janeiro de 2013, mantida pela Prefeitura Municipal. Inicialmente, por conta de atraso na obra de construção do prédio, foi instalada na Rua Prof. Antônio Fachada, fundos do Colégio Modelo, Vila Duque de Caxias (centro da cidade), em prédio alugado, atendendo os alunos de Educação Infantil (Fase I e II) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), que eram transportados até o local em ônibus escolar.

Em 3 de junho do mesmo ano, passou a funcionar em unidade própria, à Rua Paulo Vieira da Silva, nº 2321, Jardim Piratininga I (zona leste do município), sob a denominação de EMEB Profº Dr. Rubens Zumstein (Lei nº 7.537, de 31/05/2011). Neste ano de 2023, a escola está completando 10 anos de história.

Patrono icon 08

001 original

A escola possui como patrono o Prof. Dr. Rubens Zumstein, filho de Luiz Zumstein e de Maria Abackerli, nascido na cidade de Tambaú – SP, em 15 de maio de 1937. 

Iniciou seus estudos, em 1944, aos sete anos, no Grupo Escolar Alfredo Guedes de Tambaú. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em 18 de fevereiro de 1964.  Ainda em Tambaú, casou-se com Maria Aparecida Esteves Zumstein (Mariazinha) em 21 de dezembro de 1962 e com ela foi pai de: Guilherme, Gisela e Luciana.

Foi encarregado dos serviços da Secretaria da Câmara Municipal de  Tambaú (entre 1956 e 57) e funcionário do Banco do Brasil na cidade de Mococa  por 10 anos (de 1959 a 1969), até ingressar na Magistratura em 19 de janeiro de  1970.

Juiz de Direito no Estado de São Paulo, por concurso público de títulos e  provas, exerceu suas atividades nas Comarcas de Ribeirão Preto, Nuporanga,  Araras, Franca e São Paulo, até se aposentar, em 1984. 

Como magistrado, em todas as Comarcas onde desempenhou serviços jurisdicionais, teve encargo de direção do fórum, responsável pela atuação de  todos os servidores lotados naqueles serviços. Como Juiz Eleitoral, serviu nas  Comarcas de Cravinhos, São Simão, Nuporanga, Araras, Franca, dentre outras.  Enquanto Juiz de Menores de Franca, coordenou trabalhos junto à comunidade,  visando a recuperação de menores a caminho da prostituição.

Já aposentado, passou a exercer a advocacia em Franca, no seu  escritório localizado na Rua General Carneiro, nº 2370, bairro São José, entre  1984 e 2007, até poucos dias antes de sua morte.

Foi também professor de “Economia Política e Finanças” no Instituto de  Educação Estadual “Oscar Villares”, na cidade de Mococa (de 1965 a 1969), e  de “Direito Penal” na Faculdade de Direito de Franca (de 1978 a 2005). Escreveu  dois livros para a área de Direito: “Acidente Automobilístico – Indenização” e “O devido Processo Legal”. Em dezembro de 1981, por sua  contribuição à sociedade francana, foi condecorado com a Medalha Comemorativa do Sesquicentenário da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Faleceu em 05 de setembro de 

2007.

A Prefeitura Municipal de  Franca rendeu-lhe uma justa homenagem, em maio de 2011, dando seu nome à escola que seria construída no Jardim Piratininga, com a denominação de EMEB Prof. Drº Rubens Zumstein.

 icon equipe gestora 06

A escola compreende 79 funcionários somando-se a equipe gestora, o  corpo técnico-administrativo, o corpo docente, terceirizados (profissionais de  apoio pedagógico, apoio externo e limpeza) e uma estagiária.

Em 2023, a equipe gestora é formada por uma diretora, Eveline, uma  coordenadora pedagógica, Gisela, uma pedagoga, Rosângela, uma orientadora  educacional, Maria Clara e uma assistente social, Juliana.

O corpo técnico-administrativo é composto por uma secretária, uma escriturária, uma estagiária, três inspetoras, duas merendeiras e uma servidora  readaptada. O corpo docente é composto por 48 professores (28 em sala de  aulas, 05 de apoio em rede, 04 de Educação Musical, 04 de Educação Física,  02 de Arte, 01 de AEE, 02 profissionais de educação e 02 readaptadas na Sala  de Leitura).

icon 10

Depoimento da ex-diretora, Mére Cristina Matias
“Como ex-diretora da nossa querida escola, é com imenso carinho que compartilho minhas lembranças. Durante o tempo em que estive à frente desta Unidade Escolar, pude testemunhar o esforço dedicado de nossa equipe, o brilho nos olhos dos nossos alunos e a conexão  especial que formamos com as famílias. Esta escola é mais do que um prédio, é um lar de aprendizado e valores. Tenho orgulho de ter feito parte dessa jornada e desejo que a chama da educação continue a brilhar aí.” (Outubro, 2023)

Depoimento da atual diretora, Eveline Cristina da Fonseca:
“Iniciei na escola “Prof. Dr. Rubens Zumstein” no dia 20/06/2023, no período da tarde. Fui muito bem recebida por todos que se encontravam ali. Cheguei de braços abertos abraçando a tudo e a todos, com mente e olhos atentos, uma dose de ansiedade, um sorriso largo, coração cheio de afeto e gratidão. Nesses quatro meses como diretora da escola tenho aprendido muito, superado desafios e encontrado uma equipe potente e parceira. Desejo que nossa escola avance cada vez mais na construção de uma educação de qualidade, inclusiva, acolhedora, plural, que faça sentido para os alunos e garanta o Aprendizado de todos eles.

Depoimento da ex-diretora e atual pedagoga, Rosângela Ap. Moreira de Castro:
“Fui diretora da EMEB "Rubens Zumstein" no ano de 2017, uma escola situada em um bairro de classe média. Nesse ano, tivemos grandes conquistas, vencemos a  Jornada da Matemática da Região de Franca/SP. O nosso IDEB foi de 7,65, conquistamos junto com a equipe escolar um lugar de excelência. Gosto muito da escola Rubens Zumstein, juntos somos mais fortes! Obrigada Equipe RZ!”

Depoimento da professora Maria Del Carmen Melo Renda:
“Estou na rede municipal há 27 anos, destes, nove anos na EMEB RUBENS ZUMSTEIN. Quando cheguei por aqui foi uma alegria muito grande, pois conseguir naquela época, assumir os dois períodos numa escola só era coisa difícil de acontecer, mas aconteceu comigo e foi um aumento significativo na minha qualidade de vida, já que eu residia no mesmo bairro, tinha filho e aquela correria de toda mulher trabalhadora. Fui muito bem recebida por todos que aqui estavam, eu conhecia a todos que trabalhavam na escola, contudo, foi de grande expectativa, trabalhar com uma colega de magistério que estava na direção, havíamos formado juntas, estudado juntas e nos respeitávamos muito. A Juliana Cunha, era uma colega exemplar e uma diretora muito empenhada com seu trabalho como diretora. A equipe era coesa e todos desejavam um trabalho de excelência para as crianças. De lá pra cá, muitas mudanças ocorreram tanto a nível de governança, como de gestão, quadro docente (pequena rotatividade), funcionários e comunidade escolar, porém não mudou a essência escolar, pois mais de 80% dos docentes permanecem os mesmos até o presente momento, às vezes precisamos ajustar as velas, acalmar as marés, agitar as ondas, no entanto o vento que sopra por aqui é a favor de uma educação de qualidade, sempre pensando e valorizando o que há de melhor nos seres humanos. Quando  iniciei aqui, trabalhava com o ensino fundamental, depois, por complicações de saúde, precisei readaptar-me e passei a trabalhar com projetos de leitura e tabuada, com todos os alunos do fundamental de forma individualizada. Posteriormente, assumi o projeto "SOU 10" que era disponibilizado para alunos de quartos e quintos anos, que estavam além em suas turmas, cujo objetivo era valorizar estes alunos e estimular outros. Neste projeto específico pude desenvolver o Método de "Filosofia para Crianças". Em seguida, assumi na Sala de Leitura, onde desenvolvo um trabalho do qual me orgulho muito, pois as crianças mais uma vez, tem o nosso olhar especial para a leitura e reflexão das mesmas, assim como também, correspondem com alegria e muito aprendizado. Enfim, nossa Escola caminha sempre na direção de contribuir para a formação de nossas crianças com respeito às suas individualidades e acreditando em seus potenciais para transformar o mundo em um lugar cada vez melhor para todos. Portanto, sou feliz por estar a tanto tempo por aqui, tenho estima, carinho e  apreço por esta escola, por todos que passaram e pelos que estão por aqui hoje  com o mesmo desejo de conservar a essência da EMEB RUBENS.
Por fim, vale destacar que a escola é pautada na missão da SME de: “Servir a comunidade e a família garantindo educação de qualidade, assegurando acesso, permanência e sucesso de todos os alunos, promovendo uma cultura para a paz e a justiça num processo de melhoria contínua”.
Para isso, o envolvimento da comunidade escolar é imprescindível na formação do futuro cidadão, tendo como base os seguintes valores:

Excelência – A primazia da excelência deve percorrer todos os trabalhos desenvolvidos em nossa escola, de modo que possamos obter sucesso no fazer pedagógico e oferecer um ensino de qualidade;

Comprometimento – Vinculado aos objetivos primordiais de nossa instituição, o comprometimento é essencial para que todos acreditem e trabalhem incansavelmente para correspondermos de maneira positiva aos anseios de nossa comunidade;

Trabalho em equipe – O trabalho em equipe, de modo integrado e cooperativo, deve ser valorizado por todos, propiciando o alcance dos objetivos comuns e favorecendo o desenvolvimento individual e coletivo;

Respeito – Às relações humanas desenvolvidas em nossa escola devem ser permeadas pelo respeito mútuo, sem qualquer distinção social ou cultural, para que se atenda a todos em sua individualidade, valorizando potencialidades e superando limitações.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais