“A educação de adultos torna-se mais que um direito: é a chave para o século XXI; é tanto consequência do exercício da cidadania como condição para uma plena participação na sociedade. Além do mais, é um poderoso argumento em favor do desenvolvimento ecológico sustentável, da democracia, da justiça, da igualdade entre os sexos, do desenvolvimento socioeconômico e científico, além de um requisito fundamental para a construção de um mundo onde a violência cede lugar ao diálogo e à cultura de paz baseada na justiça” (Declaração de Hamburgo sobre a EJA) |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM FRANCA
A Educação de Jovens e Adultos teve início em nossa cidade no ano de 1965 funcionando na Escola Coronel Francisco Martins e recebeu o nome de Professor Antônio Sicchierolli, que um pouco mais tarde em 1973 passou a funcionar em outra Unidade Escolar no Jardim América.
No fim da década de 80, foram inauguradas as escolas: EM Maria Helena Rosa Barbosa (Jardim Redentor) e Moacir Lima (Santa Rita) e nos anos 90, foram mais duas: no Jardim Aeroporto III, a EE Professor Sergio Leça Teixeira abrigou temporariamente a EM Professor José Mário Faleiros, que hoje tem prédio próprio e EM Professor César Augusto de Oliveira, no Jardim Brasilândia.
Em 1997, foi fundado o CESUM, Centro de Ensino Supletivo Municipal Professora Climene Rebelo Novelino Abdala, que possibilita ao aluno estudar em casa e comparecer à escola apenas para sanar dúvidas e fazer provas.
Atualmente, a cidade conta com quatro escolas municipais de EJA, sendo três presenciais e uma semipresencial, localizadas em diferentes regiões da cidade, são elas:
MODALIDADE PRESENCIAL
E.M Prof. Antônio Sicchieroli
E.M. Prof. José Mário Faleiros
E.M Profª Maria Helena Rosa Barbosa
MODALIDADE SEMI-PRESENCIAL
Centro de Ensino Supletivo Municipal
CESUM - Profª Climene Rebelo Novelino Abdala
Acompanhe nosso trabalho em nossas Redes Sociais!
Setor EJA/AJA (@smesetoreja) | AllMyLinks
Atualizada 22 /10 /2023 às 15h25