Email  

EMEB Prof.ª Marilourdes Figueiredo Iara

Tamanho da letra:

icon 09
A EMEB “Professora Marilourdes Figueiredo Iara”, foi inaugurada no dia 2 de dezembro de 1993, após um novo Projeto de Lei aprovado para substituir o antigo nome da Escola de Educação Infantil do Jardim Panorama. O novo nome da escola homenageia a professora nascida na cidade de Patrocínio Paulista, no dia 10 de março de 1938, filha do Sr. Manuel Teodolino de Figueiredo e da Sra. Mariana Rosa de Figueiredo. Marilourdes foi casada com Miguel José Iara e teve dois filhos: Alexandre e Leandro. Formada pela Faculdade de Artes Plásticas-UNAERP, Ribeirão Preto/SP e pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras-Batatais/SP, Marilourdes lecionou em várias escolas do município de Franca, tais como: EE “Barão da Franca”, EE “Torquato Caleiro”, EE Jerônimo Barbosa Sandoval” e Escola Pequeno Polegar. De acordo com depoimentos de colegas de trabalho e ex alunos, a Professora Marilourdes sempre desempenhou com afinco e dignidade sua carreira no Magistério, mantendo sempre uma relação de profundo respeito e enorme interesse pela aprendizagem de seus alunos. Atualmente a EMEB “Professora Marilourdes Figueiredo Iara”, atende cerca de 200 crianças, matriculadas na Educação Infantil (Fase I e Fase II) e no 1º Ano do Ensino Fundamental, nos períodos da manhã e da tarde.

placa_de_inauguracao_original.png

icon patronesse 08

Marilourdes Figueiredo Iara, nasceu em 10 de março de 1938, no município de Patrocínio Paulista - SP, na fazenda São Manuel, divisa com São Tomás de Aquino - MG, região do Brejinho. Filha de Manuel Teodolino de Figueiredo e Mariana Rosa de Figueiredo, tiveram doze filhos, cinco homens e sete mulheres, sendo Marilourdes a caçula da família. Logo ela foi estudar em Ribeirão Preto - SP, formou-se em Educação Artística e lecionou nas escolas estaduais Jerônimo Barbosa Sandoval, David Carneiro Ewbank - CEDE, Torquato Caleiro, Pestalozzi, Unifran entre outras. Casou-se com Miguel José Iara com quem teve dois filhos: Alexandre Figueiredo Iara e Leandro Figueiredo Iara.

01

Quando conheceu Miguel, Marilourdes estudava em Ribeirão Preto e sua vontade era ser freira por causa da irmã, que era Carmelita. Miguel morava em Batatais - SP, ia sempre à Ribeirão Preto para “paquerar” as moças e, se encantou por Marilourdes, atormentou-a tanto que ela acabou cedendo à sua vontade. Seu pai não aceitava o casamento, talvez por ciúmes pelo fato dela ser a filha caçula. Casaram em 18 de dezembro de 1965. Miguel acabou não sendo o marido ideal, era impaciente, nervoso e Marilourdes sofreu bastante em seu matrimônio. Trabalhava em três escolas, saindo cedo de casa e voltando à noite, mesmo com a deficiência que tinha nas pernas, era determinada e honrada.

Foi co-fundadora da Renovação Carismática Católica, junto com a tia Lolita e Martinha Azzuz, e membro do Amor Exigente , conta Alexandre, que ela comentava com ele que se não tivesse se casado seguiria a vida religiosa, iria para o Carmelo, lugar que gostava muito.

De acordo com a sobrinha e afilhada Adriana Leite Figueiredo e Figueiredo, Marilourdes tem dois irmãos vivos. Seu pai, que está muito debilitado para andar e uma irmã que hoje está com Alzheimer, preserva um pouco da memória antiga. Diz que a fazenda em que Marilourdes nasceu pertence a ela hoje, é bem antiga, tem monjolo, oito quartos e é um lugar encantador. Revela, pela primeira vez, que quando Alexandre começou a trabalhar, a tia Marilourdes ligou para ela dizendo que ele tinha recebido seu primeiro salário, e ela queria que fosse almoçar com eles porque iria fazer um almoço especial, era com tudo o que o Alexandre tinha colocado na casa, lembra que tinha carne, nhoque e três tipos de sorvete. Ela estava orgulhosa por ter, com muita dificuldade, formado o filho, mas que naquele momento ele estava dando retorno.

A escola ganhou como Patronesse a Marilourdes Figueiredo Iara, na época em que o prefeito de Franca era Ari Pedro Balieiro e a vice -prefeita era Valéria Marson, que foi professora de História do Leandro, filho da Marilourdes. Eram vizinhas, no bairro São José e tinham muita amizade, quando Marilourdes faleceu, Valéria disse que gostaria muito de homenagear a amiga dando seu nome a uma escola do município. A família sente-se orgulhosa por ter o nome da mãe representando a escola e asseguramos que está muito bem representada.

Marilourdes faleceu com 54 anos, em 16 de agosto de 1992. Teve uma uma pneumonia e precisou ser internada, a seguir, pegou uma infecção hospitalar o que dificultou sua reabilitação.

icon 10

Sou professora na rede Municipal de Franca há 18 anos, dos quais 15 anos dedicados ao trabalho para a Comunidade da EMEB Professora Marilourdes Figueiredo Iara. Uma comunidade acolhedora, que me recebeu e me tratou com muito carinho. Às vezes recebo, na escola, visitas de ex alunos, com saudades, o que me deixa muito feliz. Tem famílias que todos ou quase todos os filhos já foram meus alunos, e nutre pela professora muita confiança e carinho.

Todo esse tempo que estou aqui me deixa muito feliz, porque são vários amigos que conquistei e, também, várias conquistas com essas crianças que avançam em seus conhecimentos a cada dia.

Muito obrigada, por tudo que vivi e vivo aqui! Gratidão.

icon eventos 13

a02 original

a03 original

a04 original

a05 original

a06 original

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais