Antigo Novo  Fotos Oficiais 

EMEB PROFª DOROTÉA PAULINO FERRO

Tamanho da letra:

Logo original

 

icones Prancheta 1 original

Ser reconhecida como uma entidade comprometida com a qualidade de ensino que oferece, pelo atendimento que proporciona a toda comunidade escolar e pelas ações democráticas que desenvolve, sejam elas na busca de aproximar a família e a comunidade da escola, nas inovações de suas atividades e pelo respeito aos direitos e deveres que visam o sucesso de sua clientela.

icones 03 original

Compromisso, com a busca permanente da qualidade de ensino.

Respeito à diversidade intelectual, cultural, artística,institucional e política.

Trabalho em equipe, valorizando as potencialidades individuais de cada um.

Responsabilidade social, ambiental e solidariedade humana.

Comprometimento com a participação efetiva e democrática dos pais nas decisões coletivas desta instituição.

 

icones 04 Prancheta 1 04 original

Escola Municipal de Educação Básica: EMEB Professora Dorotéa Paulino Ferro
Educação Infantil (Fase l e ll) e Ensino Fundamental de Nove Anos, anos Iniciais

Código CIE: 0582360

Mantenedora: Prefeitura Municipal de Franca - SP. CNPJ: 47.970.769/0001-04

Localização: Rua Joaquim Machado, nº 580, Bairro Jardim Paulo Archetti - Franca -SP, CEP: 14.406-381

E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefones: 3722-8817; 3720-7750; 3706-7816; 3706-7817; 3706-7818

Criação: Decreto Municipal nº 10.263 de 01/10/2004

Autorização de Funcionamento: Portaria nº 35/2016, publicada no DOE de 05/02/2016

Inauguração: 29/02/2016

 Foto original

 icon 05
 

Diretora: Rosângela Aparecida  Moreira de Castro

Coordenadora Pedagógica: Maria Irismar de Oliveira

Pedagoga: Célia Aparecida Ferreira Comparini

Orientadora Educacional: Heloisa de Lourdes Matheus Pereira

icon 06 original
 

Diretora: Vanessa Vilela Castro Andrade

Coordenadoras Pedagógicas: Maria Irismar de Oliveira e Viviane Cristina Rezende

Pedagogas: Elaine Ferreira Miron Veronez e Juliana Mena Moreira

Orientadores Educacionais: Flaviana de Andrade Ferro e Salvador Lopes da Silva Junior

icon patronesse 08Dorotea original

A professora Dorotéa Paulino Ferro nasceu na cidade de Franca em 07 de fevereiro de 1927. Filha de José Paulino Pinto e Rita de Paula Pinto. Foi casada com Vico Ferro, comerciante nesta cidade. Teve cinco filhos, a saber, Silvanya, Silvia Helena, Suzana, Alexandre e Anselmo. Dos casamentos dos filhos nasceram cinco netos: Anna Laura, José Conrado Netto, Maria Silvia, Maria Paula e Mateus e uma bisneta, Marina.

Dorotéa Paulino Ferro, carinhosamente chamada de Dona Téia, iniciou sua carreira como professora primária na escola rural da Fazenda Guaraciaba, no Município de Franca. Passou por algumas outras escolas e se estabeleceu na EEPG Barão de Franca, bairro da Estação, em Franca, SP, onde ficou por mais de 30 anos como Professora e, depois, Diretora de Escola.

Dona Téia foi uma Educadora nata. Sempre falava que uma coisa é ser Professor e outra coisa é ser Educador, porque as pessoas que amam o que fazem podem se tornar além de Professores, bons Educadores, ensinando gratidão, religiosidade, cidadania e ética. Seu lema sempre foi que a “fórmula para uma boa Educação é aprender a ser um bom Educador, pois não é errando que se aprende e sim corrigindo o erro”.

Sempre entusiasta e futurista, tirou a sua carteira de motorista em 1959, época em que poucas mulheres procuravam oportunidades de dirigir. Sem perder a humildade e respeito pela ordem social, era ardorosa defensora da igualdade de oportunidades, mas afirmava que as conquistas vêm pelo mérito, fruto do esforço e conhecimento. Por isso, motivava todos para que se dedicassem aos estudos e às suas famílias, das quais se orgulhariam mais adiante. Dizia sempre que a ESCOLA deve desenvolver atividades variadas, que incentivem o aluno a ter mais raciocínio lógico, imaginação, criatividade, descobrindo assim as suas verdadeiras aptidões. Dizia ainda que a alfabetização deve ser rígida e competente, porque além de proporcionar ao longo de sua vida acadêmica e social a leitura, a interpretação e a análise dos textos, dará ao aluno o respeito, a moral e a maturidade.

Ensinou sempre que ser Professor é trabalhar por e com amor, é buscar formas de ajudar, educar e transmitir conhecimento. Ser Professor é lutar por uma Educação mais justa, é ter compromisso com a Educação, amor pela profissão, pelo conhecimento e pela comunicação/ensinamento.

Como legado da profissão, suas três filhas também são “Professoras e Educadoras”. Professora Dorotéa Paulino Ferro se aposentou em 1979, coroando sua missão de Professora e Educadora.

Dorotéa não se cansava de organizar reuniões de família, para manter todos por perto. Era anfitriã por excelência, seus talentos de professora e a capacidade que tinha em se manter atualizada garantiam momentos inesquecíveis para todos, era também admirável por suas capacidades futuristas.

Dorotéa enfrentou bravamente os últimos 20 anos de sua vida sem a visão, perdida em função de uma “retinose pigmentar”. Ainda assim não se abateu: acordava sempre muito cedo, ouvia rádio, informava-se, e durante o dia, lá estava ela, transferindo conhecimentos como sempre fez. Apoiava também o trabalho voluntariado ajudando em creches e programas de rádio.

Sempre plantou sementes do bem, da alegria e da solidariedade, pois, por onde passou espalhou luzes com a sua grandeza de alma e incrível simpatia.

Foi uma filha exemplar, uma irmã dedicada, grande esposa e esplendorosa Mãe. Pessoa muito católica, sempre ajudando o seu próximo e fazendo sempre o bem.

Deixou exemplo.

Deixou saudade.

Deixou grandes mestres.

Deixou grandes amigos.

icon 07 original 

A EMEB Profª Dorotéa Paulino Ferro, possuía no início 12 salas de aulas, quadra coberta, salas de informática, biblioteca, rampas de acessibilidade e demais instalações, com capacidade de atender até 500 alunos nos períodos da manhã e tarde.

É uma arquitetura moderna, com salas amplas e arejadas, devido a necessidade de atendimento da demanda a escola, foi utilizando seus espaços para montagem de mais salas de aula, atualmente atende cerca de 680 alunos, sendo distribuídos em 30 classes, sendo 15 salas no período da manhã e 15 salas no período da tarde.

Além das salas de aula a escola tem como dependências, recepção, secretaria, banheiros femininos e masculino infantil, adulto e de acessibilidade, sala de direção, almoxarifado de materiais pedagógicos, sala de professores, sala de coordenação, amplo pátio coberto com acesso a rampa e escada para o piso superior, sala de atendimento pedagógico, sala da orientação educacional, sala de recursos multifuncionais, sala de música, refeitório, cozinha, almoxarifado de utensílios e almoxarifados de merenda, lavanderia, almoxarifado de produtos de limpeza, quadra coberta, parque infantil, sala de leitura, sala multimídia e sala de apoio às aprendizagens.

A escola possui computadores para uso administrativo, dos professores e dos alunos, acesso à internet, copiadora, impressora, projetores, diversos livros paradidáticos para uso dos alunos, diversos brinquedos e jogos educacionais, possui ainda diversos livros pedagógicos que formam uma biblioteca para consulta dos professores, com vários temas e assuntos atualizados.

Devido a grandiosidade da Unidade Escolar neste ano de 2023 a escola foi agraciada com duas equipes gestora, uma necessidade para atendimento da demanda, sendo então uma diretora, dois coordenadores pedagógicos, dois pedagogos e dois orientadores educacionais, assistente social e psicóloga, temos ainda dois professores de educação especial que atendem na Sala de Recursos Multifuncionais, duas professoras readaptadas atendendo os alunos da sala de leitura, três inspetores de alunos, quatro servidoras que atendem na secretaria da escola, três merendeiras, um corpo docente de trinta professores de sala de aula, quatro professores em rede, professores especialistas de arte, música, educação física e inglês. Além de todos estes servidores concursados de carreiras temos uma equipe terceirizada que conta com duas auxiliares de limpeza, um auxiliar externo para os alunos de educação especial e onze professores de apoio pedagógico para acompanhamento dos alunos com deficiência.

Toda a equipe gestora da escola é nova na Unidade Escolar, a mais antiga é a pedagoga Elaine que iniciou os trabalhos nesta Unidade em novembro de 2022.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais