A EMEB Professora Rita de Cássia Calixto Xavier foi criada em 18 de julho de 2012 pelo decreto municipal 9.818, sua denominação pela Lei Municipal 7.548/2011 e teve sua autorização de Funcionamento e Curso de Educação Infantil e de Instalação do Fundamental (1º ao 5º Ano), determinada em Portaria da Senhora Dirigente Regional de Ensino nº 06/2013 do D.O.E de 09/01/2013. Atualmente a escola oferece do ensino infantil ao 5 ano, sendo 14 turmas de manhã e 14 turmas à tarde.
O logotipo da escola sugere uma ciranda que é a própria escola, sendo os três círculos da extremidade: a educação, a saúde e a segurança de nossos alunos. Ao centro a representação de que com a aprendizagem, nossas crianças poderão alcançar sonhos e realizações, principalmente com a leitura. As cores da escola aparecem no emblema: azul, amarelo e branco e também fazem parte da fachada da escola. No livro um poema em homenagem a Professora de Arte e nossa Patronesse Rita de Cássia Calixto Xavier.
Em 2023, a equipe gestora era composta por:
José Mauro de Camargo – diretor
Rita Pedro Nogueira Balieiro – coordenadora pedagógica
Daniela Aparecida dos Santos Pereira – pedagoga
Alessandra Ribeiro Machado Souza – orientadora.
Patronesse Rita de Cássica Calixto Xavier
Casou-se em 1980, com o advogado Ismael Antônio Xavier Filho, de cujo matrimônio nasceram as filhas Flávia Calixto Xavier, fisioterapeuta e mestre em Ciências Médicas, e Bruna Calixto Xavier, Analista Processual do Ministério Público da União.
Assim, a seguir sua vocação, estudou na tradicional Escola Normal Nossa Senhora de Lourdes, tendo concluído o Curso de Formação de Professores Primários em 1970, então com 18 anos.
Ingressou, logo em seguida, na Faculdade de Artes Plásticas da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), tendo obtido, no ano de 1974, Licenciatura Plena em História da Arte, Desenho e Artes Aplicadas.
Cursou a Faculdade de Educação Artística, na mesma Universidade, obtendo, em 1976, Licenciatura Plena com habilitação em Educação Artística, voltada especialmente ao desenho e à música.
Obteve, ainda, licenciatura plena em Pedagogia, com habilitação para o Magistério, pela União das Faculdades Francanas (atual UNIFRAN), em 1979.
Efetivada na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, ainda na década de setenta, veio a assumir a cadeira de Educação Artística na Escola Estadual “David Carneiro Ewbank”, em 1983, onde, além de inúmeras outras atividades ligadas à sua disciplina, foi Coordenadora do então Ciclo Básico da instituição, no período de 1992 a 1995.
Por um período de dois anos, foi também professora da disciplina de Análise de Materiais e Plástica na Faculdade de Educação Artística, Comunicação Visual e Desenho Industrial, da União das Faculdades Francanas – UNIFRAN.
Ao longo de sua carreira, a Professora Rita de Cássia, em virtude da sua personalidade afável, extrovertida e da maneira carinhosa e alegre de tratar a todos com atenção e desvelo, granjeou muito carinho, admiração e respeito, tanto de seus alunos quanto dos colegas de magistério.
Orgulhava-se e aprazia-se de ser abordada frequentemente por ex-alunos, já adultos, que trocavam com ela recordações felizes dos tempos escolares, em longas conversas entremeadas de reminiscências e risos.
Aos 7 de março de 2009 faleceu a Professora Rita de Cássia, não sem antes deixar, no coração e mentes daqueles com que conviveu, um vasto legado de fé, de caráter e de amor à família, ao trabalho, aos amigos e à vida, assim como um exemplo de conhecimento dos valores históricos da arte, que pôde transmitir com maestria aos seus alunos, ao longo de sua carreira e de sua vida
- A escola foi inaugurada em 25 de abril de 2013 pelo atual prefeito, Sr. Alexandre Augusto Ferreira.
- Em 03/06/2014 a escola promoveu o evento xadrez em família, com a participação do ilustríssimo prefeito Sr. Alexandre Augusto Ferreira.
- Em 07/12/2019 a escola publicou o Jornal Rita de Cássia, com as matérias de capa: Patronesse da escola, Mostra de ações educacionais, Viagem dos alunos a Peirópolis para conhecer o Museu do Dinossauro, Eventos de música, arte, meio ambiente, esporte e Patrimônio Público.
- No ano de 2013 a escola serviu de alojamento para os atletas dos Jori, delegações de Colina, Colômbia e Barretos.
- Em 31 de outubro de 2013 a escola recebeu a visita da artista Maria Goret Chagas, que participou de uma entrevista com os alunos e uma apresentação de pintura.
- No dia 11 de junho de 2014 a escola desenvolveu o projeto Festa das Nações, em comemoração à Copa do Mundo de futebol ocorrida no Brasil.
- Em 2015 foi desenvolvido um projeto de horta com todas as crianças.
- Dia 04 de julho de 2015 ocorreu a apresentação musical do quinteto de metais.
- No dia 15 de maio de 2016 os alunos dos quartos anos visitaram a Fazenda da Terra, município de Franca, e conheceram todo o processo de produção de café.
- Em 2018, a professora Jocelina de Melo Marinho, responsável pela sala de leitura, desenvolveu um projeto de contação de histórias, com as crianças.
- No ano de 2018 as professoras da educação infantil desenvolveram um projeto sobre conscientização no trânsito. As crianças trouxeram bicicletas e desenvolveram um circuito.
- A escola participou do PROERD em 2022 e 2023.
- Os alunos cuidam de árvores frutíferas e de um jardim na escola.
- Passeios já realizados pelos alunos: Faber Castell, Jardim Zoobotânico, Peirópolis (Projeto Viajar para Saber, da Secretaria Municipal de Educação).