EMEB “Professora Valéria Teresa Spessoto de Figueiredo Penna” foi construída em 1985 e ampliada em 2008. Inicialmente era denominada “Escola Municipal de Educação Básica Parque Vicente Leporace III” e somente em dezembro de 2005 ficou com o nome atual. Dispõe de oito salas de aula, para o Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano e Educação Infantil, em ambos os períodos (matutino/ vespertino). Também há uma sala para as aulas de Recuperação Paralela. Atende aos bairros do Portinari, Leporace III e Pinheiros.
Patronesse Profª Valéria Teresa Spessoto de Figueiredo Penna
Valéria nasceu em Franca, no dia 17 de agosto de 1956, sendo filha de Mário de Figueiredo e Thereza Spessoto de Figueiredo. Em 1979, casou-se com Ademir Valentim Penna com quem teve um filho. Em 1975 ingressou no curso de Pedagogia na Universidade de Franca e no curso de Magistério no Colégio Jesus Maria José. Iniciou sua carreira de professora na Escola de Educação Infantil Pequeno Polegar. Diplomou-se em 1977 em Licenciatura Plena em Pedagogia com especialização em deficientes mentais. Trabalhou como voluntária na APAE e foi uma das lutadoras em favor da inclusão da criança portadora de deficiência no Ensino Fundamental. Em 1981 lecionou na Escola David Carneiro Ewbank. No dia 5 de janeiro de 1984, ainda jovem, aos 27 anos, Valéria faleceu, vítima de câncer.
Jacqueline do Nascimento Silva Souza
Meu nome é Jacqueline, entrei na prefeitura a 12 anos, logo no meu 2º ano de prefeitura, vim para a EMEB Profª Valéria Teresa, onde leciono com muito amor até os dias de hoje. Vivemos momentos felizes e tristes juntos, assim, nos tratamos como família.
Tamires Maria Bernardes
Professora de Arte desde o ano de 2020, iniciando no município de Cristais Paulista. Comecei no Município de Franca em Fevereiro deste ano, onde atribuí aulas em três escolas, sendo duas delas: Valéria e Haidêe. Fui muito bem recebida e acolhida por todos. Caso haja oportunidade, será novamente minha escolha ano que vem.
Keila Cristina de Freitas Peres
Sou a professora Keila e ingressei na prefeitura no ano de 2022 como professora de apoio. Estive na EMEB Professora Valéria Teresa no mês de novembro para substituir uma professora que estava de licença e fui muito bem acolhida, principalmente pelas professoras Rose e a professora Silvana e, foram elas quem me incentivaram a escolher uma sala na escola para o ano de 2023. Também tenho um filho, João Pedro, que estuda na escola Haidêe.
Eleuza Fatima de Carvalho Ferreira
Sou professora da sala de leitura na escola Valéria, amo leitura e me encontro no que faço.
Vanessa de Oliveira Nogueira Leme
Trabalhei na EMEB Valéria de 2014 a 2017, anos felizes com muitos momentos de alegria e aprendizado, depois mudei de escola e voltei em 2022 para escola Haidêe Marquiafave. Esse ano estou novamente na EMEB Valéria.
Lisiane Speretta
Estou na educação há 23 anos. Na escola Valéria, entre idas e vindas, há 9 anos. Gosto dessa escola porque fui muito bem recebida e amparada no fundamental I, sou PEB II também.
Guilherme Guiraldelli Moreira
Comecei a trabalhar na Emeb PROFª Valéria em maio de 2023. Minha contratação foi para Professor em rede, da região norte. Fui a primeira vez substituir no Valéria a professora Rosana, 4ºB. Passado algumas semanas fui encaminhado a substituir na sala do 5ºC. A diretora da época me perguntou se eu não gostaria de assumir a sala, pois já estava sem professora por um mês. Disse que avaliaria como a sala se comportaria junto comigo e no fim do dia daria um retorno. No fim do dia aceitei o desafio. Desde então estou no 5ºC e já recebi mérito pela Jornada de Matemática.
Karen Lis Ferreira Mateus
Passei a integrar o corpo docente da EMEB Valéria a partir do início deste ano de 2023. Os docentes me receberam com muito carinho e respeito. Estou adequando as rotinas e outras demandas pertinentes ao município aos poucos, mas sinto que aos poucos estou me adaptando bem.
Ana Paula Borges Becari
Estou na escola Valéria desde 2018, é uma escola que gosto muito. Enfrentamos momentos difíceis de pandemia , perdas e também momentos alegres e divertidos. Aprendi muito nessa escola, as colegas de trabalho sempre prestativas e solidárias. A escola sofre com sua estrutura e falta de recursos, mas conta com pessoas competentes , dispostas e um clima harmonioso.
Célia Maria Martins de Alvarenga
Meu nome é Célia, sou monitora e trabalho na EMEB.Professora Valéria há quase onze anos.O meu trabalho é desenvolver atividades pedagógicas com as crianças com deficiência e alunos com dificuldades de aprendizagem.
Maria Helena Santos dos Reis
Estou trabalhando na EMEB Valéria desde o ano 2000. Durante esse tempo todo trabalhando nessa escola, já tive oportunidade de dar aula para filhos de ex alunos. Conheço bem a clientela e procuro sempre ter um bom relacionamento com os pais. Trabalhei por muitos anos em dois períodos, lecionei em todas as séries. Meus filhos estudaram nessa escola, fiz grandes amizades, não apenas profissionais, como também pessoais.
Rosana Aparecida Cintra
Rosana Aparecida Cintra, estou há 14 anos na Educação Municipal de Franca e destes, há 3 anos na EMEB Profa. Valéria Teresa Spessoto F. Penna, atuando como docente do 4° ano. Tenho experiência no Ensino Superior - presencial e EAD - onde tive a oportunidade de lecionar na UNIFRAN durante o período de 2007 à 2017. No ensino estadual de São Paulo atuei como professora entre os anos de 2006 e 2009. Desde 2019, sou docente de duplo vínculo na rede municipal de Franca- Ensino Fundamental. Sou graduada em História (UNESP) e Pedagogia (UNIFRAN), com Mestrado e Doutorado em História (UNESP). Na EMEB Valéria, fui contemplada com uma bolsa e hoje sou preceptora do Projeto CAPES- Residência Pedagógica (2022-2023), trabalhando diretamente com 5 alunas graduandas do curso de Pedagogia da UNIFRAN), sob a orientação dos coordenadores do respectivo projeto.
Ana Paula de Andrade Silva
Sou a professora em rede Ana Paula de Andrade Silva. Minha sede é na EMEB Professora Valéria Teresa Spessoto Figueiredo Penna neste ano de 2023. É o primeiro ano em que trabalho na escola Valéria e me encantei com a equipe de trabalho. Todos os profissionais são de extrema competência e zelo tanto com os colegas de trabalho como com os alunos e toda a comunidade.
No ano de 2000 a Educação Infantil era da EMEI Valéria Teresa Spessoto Figueiredo Penna e as salas do Ensino Fundamental funcionavam como extensão no primeiro ano da EMEB. Florestan Fernandes e depois extensão da EMEB Sueli Contini, continuando assim divididos por muitos anos, até se tornar EMEB. Depois de algum tempo a Educação Infantil foi toda transferida para a EMEI HAIDÊE MARQUIAFAVE. Na época não havia quadra, somente grama e um pequeno cimentado lá no fundo embaixo das árvores, cercado por fileiras de tijolos. Não tínhamos equipe gestora, nem inspetor de alunos, somente professores e merendeira. Com o passar do tempo vieram algumas melhorias no prédio e o aumento de profissionais, tornando aos poucos o que é hoje.
Profª Maria Helena Santos dos Reis
No ano de 2023 a EMEB Valéria Teresa Spessoto Figueiredo Penna ficou em 2º lugar entre as escolas mais engajadas na Plataforma digital Educacross, sendo que uma de nossas alunas do 3º ano em primeiro lugar da categoria geral dos 3ºs anos da Rede Municipal.
Visita da Educacross
A Emeb Valéria Teresa ficou em 5º lugar entre as escolas da rede municipal na Jornada de Matemática.
DISPUTA NA ESCOLA
Alunos e professores do 5º anos - Jornada de Matemática
FINALISTA
Miguel Oliveira e Lucas Barreto
A escola também participou na Câmara Municipal de Franca da “ Conscientização sobre o Combate ao Trabalho Infantil”
Alunos e Orientadora Educacional na Câmara Municipal
PROJETO CULTURAL AFRO-BRASILEIRA EM PRÁTICA NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/23
Atividade no 5º ano, Professor Guilherme
Confeção de Máscaras
PROJETO CULTURA DA PAZ
Atividade com Assistente Social e Psicólogo
Atividade Coletiva