Fachada da EMEI Frei Germano de Annecy
A Unidade Escolar foi construída no ano de 1980 e pelo Decreto Municipal Nº 4448 de 16/07/1981 passou a denominar-se Escola Municipal de Educação Infantil Frei Germano de Annecy. Na época, funcionavam apenas duas salas de Educação Infantil e a Secretária de Educação era Leila Haddad. A procura por vagas foi aumentando e com isso, no ano de 2010, houve a necessidade de modificar e reformar sua estrutura física. Sua reinauguração foi realizada no dia 17 de fevereiro de 2011, passando a ser Escola Municipal de Educação Básica, com seis salas de aula.
Frei Germano de Annecy
Nasceu aos vinte e dois dias do mês de agosto de 1822 em Annecy, Alta Sabóia, na França. Depois de se tornar frade franciscano transferiu-se para a América do Sul. Era astrônomo, físico e botânico, considerado o maior matemático e astrônomo do mundo. Meigo e bom, simples em suas conversas, desmanchava-se em carinhos a todos que o procuravam, mas preferia o silêncio do seu gabinete de estudos. Veio para Franca no final de 1881 a convite do Padre Cândido e residia em sua chácara. Foi nesta cidade que construiu o Relógio do Sol (1886-1887), o único vertical existente no Brasil, instalado na praça Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade. Faleceu em primeiro de maio de 1890. No dia seis de setembro de 1980 foi inaugurada a unidade de Educação Infantil no Parque Progresso com o nome de Frei Germano de Annecy, em homenagem às suas contribuições à cidade de Franca.
CORPO DISCENTE
Atualmente, a escola atende cento e doze crianças no período da manhã e cento e trinta e nove crianças no período da tarde, totalizando duzentos e cinquenta e uma crianças.
EQUIPE DE PROFESSORES
A equipe pedagógica da escola é composta por 24 membros que se dedicam com imenso cuidado para garantir que todas as crianças progridam de maneira equitativa. Neste grupo, encontram-se os professores com habilidades polivalentes e outros especializados nas áreas específicas: Inglês, Música, Artes e Educação Física.
Alguns profissionais da equipe
EQUIPE DE FUNCIONÁRIOS
O quadro administrativo deste ano de 2023 é formado por 16 membros. Dentre eles, consta uma escriturária, dois profissionais readaptados que auxiliam na secretaria, duas merendeiras, uma ajudante geral e um inspetor. Consta também, uma profissional para apoio externo e duas professoras de apoio pedagógico. Neste quadro, encontra-se inclusive a equipe gestora, composta pela diretora, pedagoga, coordenadora pedagógica, orientadora educacional, psicólogo e assistente social.
“Proporcionar um ambiente de ensino construtivo, onde a aprendizagem se entrelaça com atividades lúdicas, promovendo o desenvolvimento integral das crianças. A escola valoriza o afeto, cultivando relações calorosas e acolhedoras, fundamentais para o crescimento e o bem-estar de seus alunos.”
Alunos da Frei Germano com a professora Girceley da Fase I
A professora Solange permaneceu na escola de 1981 a março de 2023, quando aposentou, escreveu o seguinte depoimento sobre a história da escola:
“Sou Solange Maria de Figueiredo Medeiros e em 1978 iniciei o trabalho de professora na Secretaria Municipal de Educação de Franca. Em 1981, depois de experienciar o trabalho em outras escolas municipais, escolhi a EMEI Frei Germano de Annecy que estava iniciando (foi inaugurada no 2º semestre de 1980). Escola nova e próxima onde eu residia, com apenas 2 classes de manhã e 2 classes a tarde.
O bairro ainda não era asfaltado, mas com o tempo a população foi aumentando, asfaltaram o bairro Parque Progresso e a escola foi tendo enorme demanda de alunos, houve a necessidade de colocar três períodos (7h às 11h, 11h às 14h30 e 14h30 às 18h). O tempo foi passando, a escola foi melhorando e ganhando forma, outros bairros adjacentes começaram a transportar alunos para a escola de educação infantil. Em pouco tempo tornou-se escola de educação básica (iniciando o 1º ano do Ensino Fundamental). Todos os anos na atribuição de aulas eu lutava, torcia e tive muita sorte de sempre atribuir na EMEB Frei Germano de Annecy. E com isso permaneci de 1981 a março de 2023, quando me aposentei.
Foram muitos anos de estudos, aprendizagens, alegrias e também tristezas. Sempre lutando! Dentre inúmeras alegrias tive quatro aluninhas que cresceram e vieram trabalhar comigo na escola, como: professoras, pedagoga e secretária de escola, inclusive minha filha foi minha aluna. Glória! Ainda me sinto parte dessa escola, me considero patrimônio dela. Faltando apenas a plaquinha de patrimônio.”