A EMEB Prof. Hélio Paulino Pinto, está localizada à Rua Urias Alves Taveira nº 6301, no Residencial Ana Dorothea. Iniciou suas atividades no dia 22 de fevereiro de 2007, no espaço do Colégio Champagnat, se transferindo para o prédio próprio ao final do mesmo ano, mais precisamente no dia 20 de outubro, data da sua inauguração. Oferecendo a educação Infantil (4 a 5 anos), o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e a Educação de Jovens e adultos (EJA). Em 2008, a extensão da EMEI Profª. Sueli Aparecida Berti Facury passou a fazer parte da escola.
Nos 16 anos de funcionamento a EMEB Professor Hélio Paulino Pinto tem como meta o compromisso com a educação onde conta com 357 alunos com faixa etária de 04 a 10 anos de idade, sendo distribuídos da seguinte forma: 177 alunos divididos em 7 turmas (turno matutino) e 180 alunos divididos em 7 turmas (turno vespertino).
Tendo com missão: “Ser reconhecida por oferecer uma educação de qualidade englobando os processos de ensino e aprendizagem, envolvendo a comunidade escolar”.
- - Responsabilidade: agimos com o compromisso de mediar a Educação.
- - Disciplina: buscamos desenvolver a autonomia nos princípios éticos, culturais e morais.
- - Persistência: acreditamos incessantemente que todo ser humano é capaz de transformar o social, desde que bem educado.
A escola possui oito salas de aula; uma sala de leitura; uma sala para Orientador Educacional, Assistente Social e Psicólogo; uma quadra poliesportiva; um almoxarifado; um refeitório; uma cozinha com despensa; um depósito para material de limpeza; banheiro masculino e feminino para alunos (adaptados para deficientes físicos) e estacionamento. Na área administrativa, possui: uma secretaria com almoxarifado, uma sala de professores, uma sala para atendimento Pedagógico, uma sala para Coordenador Pedagógico, uma sala de Direção, uma copa, um banheiro masculino e feminino.
A maior parte dos alunos mora com os pais e com as mães, tendo alguns alunos que moram com outros membros familiares, como tios, avós, e outros. A comunidade é de classe média – baixa, onde a grande maioria dos pais incluída no mercado de trabalho, vivendo na maioria em regime assalariado, com renda mensal entre 1 (um) e 3 (três) salários-mínimos, ainda que as profissões sejam muito diversificadas (profissionais liberais, pesponto, costura manual, pequenos comércios e assalariados no comércio e indústria). Uma boa parte encontra-se empregada e aqueles desempregados (geralmente a mulher) atuam em trabalhos informais no seio familiar. A faixa etária predominante dos pais compreende-se entre 21 e 30 anos (25%), 31 e 40 anos (56%) e acima de 40 anos (19%) com nível de escolarização equivalente ao Ensino Fundamental Incompleto (20%), Ensino Fundamental completo (29%) Ensino Médio incompleto (10%), Ensino Médio Completo (28%), Superior Incompleto (2%) e Superior completo (11%) do total.
A comunidade mostra-se ativa na participação em reuniões de pais, com comparecimento significativo nas mesmas. Argumenta-se neste caso o fator trabalho como desvincular da obrigação de comparecimento. A Unidade Escolar já está esmerando-se em iniciativas a partir do diagnosticado para que a comunidade se sinta bem servida e possa entender o quão importante se faz sua participação ativa na vida escolar das criança.
Esta unidade escolar conta com uma Diretora, uma Coordenadora Pedagógica, uma Pedagoga, um Orientador Educacional, um Psicólogo e uma Assistente Social. A liderança exercida pelos gestores é positiva, democrática, tendo vista que as ações a serem desenvolvidas necessitam de um trabalho de equipe, onde todos têm o direito de participar da tomada de decisões. Conta também com 14 professores de sala de aula, 3 professores de apoio em rede, 3 professores de educação física, 4 de educação musical, 2 de arte, 2 de inglês, 5 apoio pedagógico e 1 auxiliar externo para os alunos com deficiência,1 secretária escolar, 1 escriturária, 2 inspetores de aluno, 2 merendeiras e 1 profissional da limpeza terceirizada. Toda equipe escolar (direção, professores, alunos, funcionários e pais), têm direito de colaborar na tomada de decisões sobre o objetivo mais amplo da Escola que é a melhoria da Qualidade de Ensino, formando um cidadão crítico, responsável e ético da escola atual.
Nasceu em São José da Bela Vista, no dia 14 de junho de 1924, filho de José Paulino Pinto e de Rita de Paula Pinto. Foi casado com Leda Moretti Paulino, com quem teve dois filhos. Diplomado em Pedagogia, em 1963, veio exercer o cargo de diretor no GESC Jardim Francano (atualmente EE Profª Amália Pimentel), em Franca, sendo o seu primeiro diretor, onde permaneceu até a aposentadoria, ocorrida em 24 de maio de 1983. Faleceu em 28 de setembro de 2002.
Profº Hélio Paulino Pinto
Formou-se no curso de Farmácia, no Curso de Formação Profissional do Professor pela Escola Normal de Ribeirão Preto. Exerceu o cargo de Professor Secundário no Colégio Estadual Dr. Fábio Barreto na cidade de Registro/SP, lecionando Biologia Aplicada à Educação. Iniciou sua função de Diretor concursado em 11/01/1958 no GESC do Alto da Serra em Pedregulho, atualmente em alto Porã. Removeu-se para Ribeirão Corrente em 09/10/1959 no GESC Nenê Lourenço.
Em 1960 removeu-se para GESC Américo de Campos na cidade de Américo Campos. No ano seguinte transferiu-se para o GESC Maciel de castro Júnior em São José da Bela Vista. Finalmente, em 1963 veio exercer o cargo de diretor no GESC Jardim Francano, atualmente EE Professora Amália Pimentel em Franca, sendo primeiro Diretor, onde permaneceu até sua aposentadoria, ocorrida em 24/05/1983.
Formou-se em Pedagogia, em Administração Escolar, Habilitação em supervisão escolar, atualização de Pessoal Técnico Administrativo da Escola de 1º grau e inúmeros certificados de Cursos de Atualização Pedagógica, realizados nos períodos de férias escolares.
Destacava-se por mostrar-se uma pessoa calma, observadora e muito religiosa. Apreciava a leitura de bons livros e se mantinha atualizado e bem informado em suas funções. Era organizado e rigoroso em questões de documentos escolares, preocupando-se com a formação dos alunos.
"No dia 20 de junho de 2023, assumi a direção da EMEB Professor Hélio Paulino Pinto com um misto de sentimentos como ansiedade, alegria, afeto, gratidão como muita vontade de fazer a diferença na vida das crianças e dos funcionários que aqui trabalham.
Fui bem recebida por toda equipe escolar que logo me apresentaram toda escola, e pude perceber que a escola tem uma equipe comprometida, engajada e parceira. Desejo que nossa escola avance cada vez mais para uma educação de qualidade".
Diretora Débora de Melo Cintra
"Eu, Maria Silveira Castro, sou funcionária da rede municipal de ensino desde 2003, cargo de que me orgulho muito, sou inspetora de alunos e acho que minha escolha nesta profissão é uma bênção. Trabalho nesta escola há 13 anos, recebo crianças e pais, por aqui já participei da formação de 13 turmas, das quais incluem meus netos, o primeiro estudou aqui até o quinto ano, e foi pra escola particular como bolsista e esta indo muito bem, tenho minha neta que está cursando o 4° ano A, brilhantemente, temos aqui uma gestão de qualidade há tempos, e toda equipe trabalha com objetivo de fazer o melhor para os educandos.
Tenho um ótimo relacionamento com pais, alunos, professores, gestão e comunidade, por isso me sinto realizada em fazer parte desta conceituada instituição pública, onde também tenho minha filha como professora".
Gratidão
Maria Silveira.