A “Escola Municipal de Ensino Básico do Jardim Bonsucesso” localizada na Rua Cândido Francisco Pires, nº 4000, Jardim Bonsucesso, passa a denominar-se “Professor e Escritor Nelson dos Santos Damasceno” no dia 16\05\2008 pelo Projeto de Lei nº 23\2008 e pela Lei Ordinária nº 7.045.
No ano de 2008 começou a funcionar na EMEI Minoru Utuni com apenas 2 turmas e na EMEB Jeronimo Barbosa com mais 3 turmas. Iniciou suas atividades nesse predio no ano de 2009 e atualmente conta em sua estrutura física com nove salas de aula, 5 salas do administrativo, 6 banheiros para professores e funcionários, 12 banheiros para alunos (4 com acessibilidade), sala de leitura, sala dos professores, quadra de esportes, refeitório, parque de diversões e um pátio.
A primeira diretora desse estabelecimento de ensino foi Elaine Cristina Barbosa, e depois sucessivamente Flávia Antonelli, Elaine Cristina Pereira, Marinalva Moura Santos, Sônia Cayeiro, Fernanda Naves, e atualmente Gisele Vitalino.
Atendemos alunos desde a educação Infantil até ao 5º ano do ensino fundamental, dos bairros Bom Sucesso, Jardim Esmeralda, Zelinda, Simões, Copacabana, Quinta do Café, Adelinha e outros.
Equipe Gestora - 2023
A primeira diretora desse estabelecimento de ensino foi Elaine Cristina Barbosa e depois sucessivamente Flávia Antonelli, Elaine Cristina Pereira, Marinalva Moura Santos, Sônia Cayeiro, Fernanda Naves e atualmente Gisele Vitalino.
O nome da escola homenageia o professor Nelson dos Santos Damasceno, filho de Vicente Ronca e de Dirce dos Santos Damasceno, nascido em Franca no dia 29 de maio de 1966. Aos sete anos de idade fazia o curso primário na Escola Estadual Coronel Francisco Martins. Na Universidade de Franca bacharelou-se em Letras e lecionou no mesmo curso, após concluir o mestrado na Universidade de Campinas. Lecionou na Escola do SESI e na Escola Monteiro Lobato. Aprovado em concurso público, em 1995 foi lecionar na Rede Municipal de Franca.
Nelson Damasceno foi vítima de latrocínio. Morreu dentro de sua casa, localizada no Jardim São Francisco, em 29 de setembro de 2002. Membro da Academia de Letras, ocupando a cadeira de Augusto dos Anjos, presença constante em antologias de contos.
Eu sou Luís Gabriel Souza Matiussi Rosa, sou da 1° turma da Escola Nelson, do ano de 2009. Na primeira semana de aula, me lembro que fizemos um bolo de cenoura com chocolate com a professora Ângela, e essa atividade me motivou a querer estar sempre na escola. Estudei no Nelson até o 5° Ano e tive experiências maravilhosas, como visitar asilos como presidente do grêmio, inspetor Mirim, concursos de talentos e vários passeios que fizemos.
Eu sou Rafaela Vitória Souza Borges de Almeida da turma de 2016 do Nelson Damasceno, quando entrei na escola devido algumas dificuldades que passei em creches, eu tinha uma grande dificuldade de entrar na escola, mesmo assim as inspetoras Ana Paula e Aline me ajudaram com muita paciência e amor, e a professora Cidinha Camargo me acolheu, o que tornou mais fácil superar. E também passei por dificuldades com minha saúde e a orientadora Alessandra sempre ajudava quando a situação se complicava. Algo que tenho a dizer sobre meu ciclo no Nelson é que foram anos de acolhimento, amor, aprendizagem e carinho!
Mãe de alunos (2023): Lais Aparecida de Oliveira
Alunos: Kaue Oliveira de Souza/ Elloah de Oliveira Souza
A mãe dos alunos Kaue Oliveira de Souza 4°C e Elloah de Oliveira Souza 1°C, Lais Aparecida de Oliveira, relata que seus filhos frequentam a EMEB Professor e Escritor Nelson dos Santos Damasceno desde 2021, neste período o bairro em si desenvolveu-se muito, novas construções, ruas interligando os bairros, novos comércios e a própria escola se reformulou. Os acontecimentos foram evoluindo com o tempo, muito do que vê são as melhorias na infraestrutura para os alunos e o desenvolvimento de melhores protocolos de segurança.
Relatou do cuidado que os funcionários têm com as crianças, e que as tratam pelos nomes, conversam, aconselham, entre outros, realmente se importam com elas.
Algo inusitado relatado foi que a antiga professora do seu filho Alcione já havia lecionado para ela também, a mesma ficou feliz por ela e seu filho passarem pela mesma professora, despertando os sentimentos do passado.
A mãe relata que gosta muito de como a escola está sendo gerida, comenta que sempre é atendida pelos profissionais e eles conseguem ajudá-la com o que podem, para ela, a escola está perfeita do modo que se encontra.
Relato da Professora Alcione.
No ano de 2009 iniciei meus trabalhos como docente na Emeb Professor e Escritor Nelson dos Santos Damasceno. Escola nova! Prédio novo, amplo, pessoal jovem, ambiente acolhedor, salas pequenas, pois ali começava o pilar de uma comunidade nova, o bairro Bonsucesso.
Na época a Diretora era a Elaine Barbosa, e o corpo docente era bem pequeno, não tínhamos coordenação e ela exercia a função, tínhamos uma pedagoga Renata Natal, e a orientadora era Vanessa Castro. De lá pra cá, já mudamos de equipe gestora várias vezes! A comunidade mudou bastante, hoje atendemos uma comunidade muito vulnerável. Atualmente temos uma equipe gestora completa com diretor efetivo, psicólogo e assistente social. Caminhamos bastante, crescemos enquanto prédio e comunidade, o bairro já tem sua identidade própria.
E eu continuo aqui, sonhadora e idealista. Espero colher ainda mais os frutos de nosso trabalho, feito com muito amor e carinho, pois já sou professora dos filhos de alguns alunos! E fico feliz em vê-los crescendo, com o pensamento que a educação muda o mundo! Eu sigo sonhando e trabalhando para que essa mudança aconteça.
Relatório - Ângela Maria Reis Costa
No ano de 2010 iniciei meus trabalhos, como docente, na Emeb Professor e Escritor Nelson dos Santos Damasceno. Começamos na escola Jerônimo Barbosa, pois o prédio ainda estava em construção, acompanhávamos os alunos no ônibus no final da aula até o novo bairro Bonsucesso. Mas logo começamos no prédio novo! A comunidade foi se transformando e é muito gratificante ver que estou alfabetizando filhos de pessoas que foram meus alunos. Espero que a educação consiga mudar o mundo, fico feliz em contribuir um pouco por essa mudança, sei que os frutos demoram, mas acontece.
Relato: Marcelo Gimenes, Ex escriturário e atual Orientador.
Meu nome é Marcelo Gimenes, iniciei meus trabalhos na EMEB Professor e Escritor Nelson dos Santos Damasceno em 18/06/2019 como escriturário, foi meu primeiro emprego no Município de Franca. Ao chegar me deparei com uma escola arrumada e bem gerida pela Diretora Soninha, a dona Bê e a orientadora Alessandra, aos poucos, me senti pertencente a escola. Muitas transformações e conquistas aconteceram neste período.
Após um tempo fui convocado a trabalhar em outra escola, porém em 11/04/2023 assumi o cargo de orientador educacional na prefeitura e o destino me colocou na EMEB Nelson. Muitos são os desafios enfrentados no cotidiano, estamos contribuindo para que a escola seja cada vez melhor, nós em conjunto realizamos um bom trabalho para as crianças.