Antigo Novo  Fotos Oficiais 

EMEB PROFESSOR AUGUSTO MARQUES

Tamanho da letra:

icon 09 original

A Escola Municipal de Educação Básica Professor Augusto Marques foi criada através do decreto nº 4.179/1979. Era a Unidade Municipal de Ensino da Vila Santos Dumont, agora Vila Nova. A escola possui atualmente sete salas de aula com capacidade para 14 classes. Atende atualmente aos bairros Vila Nova, Santa Luzia e São Sebastião.

Fachada original
Foto atual da escola. Fonte: Guia Histórico das Escolas Municipais de Franca do ano de 2017 do Arquivo Histórico Municipal "Capitão Hipólito Antônio Pinheiro", pág. 56.


A Escola Municipal de Educação Básica Professor Augusto Marques iniciou suas atividades com o ensino da Educação Infantil no ano de 1979, sendo que foi reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação – 1.085/79 publicado no Diário Oficial do Estado em 18/09/1979, como estabelecimento de ensino. E, a partir do Decreto 9568 de 31 de janeiro de 2011 tornou-se Escola de Ensino Fundamental, a qual passou a atender, além de crianças de Educação Infantil, crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Hoje, oferece Educação Infantil (Fase I e II) e 1º ano do Ensino Fundamental I.

No ano de 2012, o prédio da EMEB Prof. Augusto Marques passou por uma grande reforma onde foi ampliada: salas de aula, cozinha, área administrativa e pedagógica, banheiros com acessibilidade, almoxarifado, biblioteca, pátio coberto, isso no intuito de atender de forma satisfatória a demanda da região. Com isso a entrada principal foi alterada da rua Água Santa para a rua São Sebastião.

Vale ressaltar que a Unidade Escolar é parte integrante da Rede Municipal de Ensino com sede à Rua São Sebastião, 501, na Vila Nova em Franca, estado de São Paulo e tem como mantenedora a Prefeitura Municipal de Franca. Como sendo de iniciativa pública, a Escola busca atender de forma qualitativa a clientela em questão e, como tal, está sujeita à legislação pertinente.

Assim, enquanto instituição de ensino, a EMEB Professor Augusto Marques integra o Sistema Municipal de Ensino, contudo, está submetida às diretrizes e normas previstas na legislação específica, mais precisamente a Lei Federal 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e Deliberações do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, órgão este que supervisiona e controla sistematicamente as ações burocráticas da instituição, bem como, segue orientações, normatizações, decretos e leis municipais, que estabelecem as regras a serem seguidas.

No ano de 2020, a EMEB Professor Augusto Marques é sede oficial da Região, sendo responsável administrativamente e pedagogicamente por mais uma escola, a EMEI Professora Maria Helena Teixeira, que atendem o 1º ano do Ensino Fundamental I e a Educação Infantil, com crianças de 4, 5 e 6 anos de idade.


Patrono icon 08 original

Augusto Marques nasceu na cidade de Atibaia, Estado de São Paulo, em 1881. Era filho natural de Amélia Maria Firmina. Augusto Marques dedicou a sua vida ao magistério. Foi casado com Augusta Alves Ferreira.


Patrono originalFonte: Guia Histórico das Escolas Municipais de Franca do ano de 2017 do
Arquivo Histórico Municipal "Capitão Hipólito Antônio Pinheiro", pág. 56


Sua infância foi simples, com dificuldades, não conseguiu iniciar seus estudos. O menino, que cresceu analfabeto, quis estudar e foi atrás de seus sonhos. Mas não foi fácil. Com muito esforço alcançou seu objetivo.

Para se manter financeiramente e concluir seus estudos, Marques exerceu várias profissões. Entre elas estão: guarda-livros, contador e, é claro, professor, sua grande paixão.

Mas por algum tempo se desligou do magistério para ingressar na Força Pública. Assim como no magistério, conseguiu alcançar o sucesso. Cumpriu todos os seus deveres e, como consequência, chegou ao posto de sargento. Entretanto, não ficou muito tempo neste posto. Um problema de vista fez com que ele abandonasse definitivamente a farda.

Augusto Marques não pensou duas vezes, decidiu voltar para o magistério. Fundou a Escola Ateneu Francano. Trabalhou duro e se dedicou totalmente a esta escola. Enfim, em 1929, ele formou a primeira turma de contadores no Ateneu Francano. Conquista essa que pode ser considerada como uma síntese de toda a sua dedicação ao aprendizado.

Augusto Marques faleceu no dia 04 de março de 1942, em Franca, onde viveu a maior parte de sua vida.

icon curiosidade 11 original

- Os sucessores de Augusto Marques conservaram  por décadas o mesmo nome daquela escola que ele lutou para fundar – Ateneu.  Nada mais justo para esse professor que dedicou toda a sua vida ao magistério.

- Augusto Marques tinha como apelido “Quentão” devido ao seu delicioso quentão que ele vendia em sua tasca e na porta do circo.

- Através de lei nº 48 de 17 de fevereiro de 1949, o Prefeito Antônio Barbosa Filho, denominou de Augusto Marques as antigas ruas Treze de Maio e Catete, também chamada de rua do Capanga.

- Augusto Marques faleceu na rua Padre Anchieta nº1268, onde residia em Franca.

 

 

Rua São Sebastião, 501 – Vila Nova - Franca/SP - Cep: 14.405-359.
Telefone: (16) 3721-4230 | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais