EMEB: Professor Paulo Freire
Endereço: Rua Joaquim Emerenciano de Souza, 1102 – Jardim Aviação
A escola oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental, sendo cinco salas de Educação Infantil fase l e ll, destas, três estão funcionando em tempo integral, e no Ensino Fundamental são dezoito salas de 1º a 5º ano nos períodos da manhã de tarde.
O ensino infantil integral e parcial acontecem nas salas da EMEI Aparecida Maria Barbosa de Sousa que foi integrada a EMEB Paulo Freire no ano de 2020.
Professor Paulo Freire
Formou-se em direito, mas não seguiu carreira, encaminhando a vida profissional para o magistério. Suas ideias pedagógicas se formaram da observação da cultura dos alunos – em particular o uso da linguagem – e do papel elitista da escola. Em 1963, em Angicos (RN), chefiou um programa que alfabetizou trezentas pessoas em um mês. No Chile, em 1968 escreveu seu livro mais conhecido: Pedagogia do Oprimido. Também deu aulas nos Estados Unidos e na Suíça e organizou planos de alfabetização em países africanos. Em 1979, voltou ao Brasil, integrando-se à vida universitária. Entre 1989 e 1991, foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo.
Freire foi casado duas vezes e teve cinco filhos. Foi nomeado doutor “honoris causa” de vinte e oito universidades em vários países e teve obras traduzidas em mais de vinte idiomas. Morreu em 2 de maio de 1997.
Pela Lei Ordinária Nº 4887 de 02/02/1997 foi criada a Escola Municipal de Educação Básica Professor Paulo Freire. Iniciando suas atividades em janeiro de 1999, porém a inauguração aconteceu em 17 de abril deste mesmo ano.
Atendendo alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, possuíam um espaço físico de onze salas de aula no período da manhã, e onze no período da tarde. Atende os seguintes bairros: Jardim Aviação, Aeroporto I e III e adjacências.
O ato solene contou com a participação da viúva do patrono da escola, Ana Maria Araújo Freire que entregou para a diretora Maria Conceição Furco Machado uma foto do Professor Paulo Freire. A foto se encontra no corredor da escola até a presente data.
Após a inauguração, iniciou-se a um trabalho de excelência por parte de todos os profissionais que fizeram e fazem parte da escola, sem tirar o mérito de todos que atuaram e atuam nessa construção, citaremos alguns:
Maria Conceição Machado Furco (Mariinha) foi a primeira diretora, que muito trabalhou realizando muitas melhorias na escola; Roselaine foi a primeira coordenadora, Kelly Cristina do Nascimento, então professora, assumiu a coordenação até 2004 e em seguida a direção até 2019, foi uma diretora dinâmica, exemplar e batalhadora, conseguindo a cooperação de toda a equipe, sempre pensando no melhor para a escola. Também foram diretoras Olga Cristina Barbosa Gilberti( por duas gestões), Maria Cristina Abib e Luciana Moraes.
Na secretaria, Miriam Russo, foi a primeira secretária e conhecia praticamente todos os alunose as famílias.
Isalete, foi a primeira orientadora ficou alguns anos sendo precedida pela Brasilina da Costa (Bach) e pela Ruth Taveira Candido, outros orientadores participaram da construção da escola, assim como Olga Cristina Barbosa Gilberti, todos muito dedicados e comprometidos.
Dentre os funcionários Rubens Donizete da Silva, inspetor de alunos, trabalhou junto a gestão sempre preocupado com seus afazeres e com o caminhar da escola. Muitos professores passaram pela escola, trabalhando com dedicação em prol dos alunos, alguns ficaram por muitos anos e depois alçaram outros voos, outros vieram depois e continuam conosco fazendo história, trazendo consigo suas experiências, expectativas e contribuições, enriquecendo o trabalho com os alunos.
Atualmente a escola possui como diretora: Carmen Durcelina Rodrigues de Carvalho, e ainda duas coordenadoras: Tatiana Pucci Piosevan e Luciana Silva, duas orientadoras: Flávia Afonso Xavier e Andréa Cristina Alves Mendes, duas pedagogas: Andréa Facciolo Pires e Danielle Cristina Teodoro de Souza. Na secretaria Jaqueline Borges de Castro, secretária de escola e Carlos Alberto de Oliveira Rodrigues. Inspetores de alunos Cláudio Dagmar Mendes, Romeu Rui de Oliveira, Vanilza Cristina de Souza Caetano. Merendeiras Sandra Maria da Costa Moreno, Jane Aparecida Alves Menezes, Maria Aparecida Faleiros da Silva e Rosimeire Benedita Tavares Pereira. Na Biblioteca: Nilce Moralles Torres Blanca Pimenta e a orientadora Nara Virginia L de Almeida Moussa.
Ao longo dos anos, profissionais de excelência passaram pela escola, contribuindo muito para o aprimoramento de nossa comunidade escolar. As famílias de nossos alunos em sua maioria são presente e participativas na vida da escola.
A professora Roseli que está na escola desde sua inauguração contribuiu para a elaboração desse memorial, relembrou eventos e pessoas que deixaram sua marca na construção da escola. Citou alguns fatos interessantes:
• No início, mesmo sem asfalto, era organizado o desfile no sete de setembro pelas ruas do bairro e os pais acompanhavam todo o percurso;
• A primeira festa junina foi no espaço que era mencionado como estacionamento, tudo foi enfeitado, mas no dia o vento estava muito forte, o espaço era aberto, foi difícil realizar as danças, mas o evento aconteceu e foi muito divertido.
• Em 2001 aconteceu um incêndio na biblioteca, livros valiosos foram perdidos.
• A escola foi palco de grandes eventos, sempre organizados com carinho: exposições, apresentações, saraus, encontros com as famílias, entre outros.
• Ao longo do tempo muitas melhorias foram realizadas na estrutura física como quadra coberta, pátio, um refeitório bem arejado, com ar-condicionado, sala de informática, de música...
Em 2019, para comemorar os 20 anos da escola foi organizada uma comemoração, com exposição contando a história da escola ao longo dos anos, cada professora ficou responsável uma parte. Foi elaborada uma paródia com a música “a casa”, organizada pela professora Roseli e seus alunos do primeiro ano:
PARÓDIA: A ESCOLA
(música: a casa)
Era uma escola Tão diferente
Algumas salas Tão pouca gente.
Mas com o tempo Foi reformada
Ganhou mais salas Pátio e quadra.
Hoje a escola
É tão gostosa
Muito limpinha
E espaçosa.
Nós somos todos
Uma família
Posso afirmar
Com alegria!!!
E com orgulho
E satisfação
Todos trabalham
COM O CORAÇÃO!!!
(Turma do 1ºano A-2019)
Criada através da Lei Municipal nº 4991, de 04/03/1998 a EMEI do Jardim Aviação passou a denominar-se “Professora Aparecida Maria Barbosa de Souza” e pelo Decreto nº 7815, de 23/10/2000, foi autorizada sua criação. Iniciou suas atividades no dia 7 de março de 1998. Sendo extensão da EMEB Paulo Freire, atende alunos da Educação Infantil Fases I e II, nos períodos da manhã, tarde e integral. Por ser um prédio conjugado à EMEB Paulo Freire, a estrutura da edificação é usada por ambas. Atendendo ao Jardim Aviação, Aeroporto I e III e adjacências.
Nasceu na cidade de Pedregulho/SP, no dia 8 de outubro de 1941. Filha de Aniceta Maria de Jesus e Conceição Honório Barbosa. Ingressou no quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Franca, no cargo de servente-merendeira, em 25 de maio de 1973, exercendo suas funções na EEPSG Torquato Caleiro, até a data de 30 de julho de 1984. Em 13 de julho de 1987 ingressou no quadro do Magistério Municipal, como Professor I, exercendo suas funções na EMEI Professora Maria Avelar Meneghetti, no Jardim Bueno. Teve então seu sonho realizado, trabalhando com crianças, às quais ensinava com dedicação e amor. A sua trajetória profissional, como funcionária do Poder Público Municipal, na área da educação, a qualifica como personagem a ser homenageada dando seu nome a uma escola municipal. Faleceu no dia 8 de outubro de 1997.
Desde sua inauguração a escola vem cumprindo sua missão: levar com excelência a educação a comunidade que a norteia. Desde então, muito foi feito e melhorias continuam sendo realizadas. A escola continuará seu legado, sempre em busca da formação de cidadãos críticos e reflexivos, autores de sua história, capazes de formar uma sociedade mais justa e solitária.